Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
13/02/2021
Os Verdes Questionam Falta de Condições na Escola Superior de Dança em Lisboa
A Deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre as soluções que estão a ser encontradas para novas instalações da Escola Superior de Dança, em Lisboa, adequadas às aprendizagens que os cursos, nela ministrados, requerem para serem asseguradas as devidas condições de ensino e aprendizagem, estando, atualmente, a funcionar no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Pergunta:

Os alunos e professores da Escola Superior de Dança (ESD), em Lisboa, encontram-se profundamente prejudicados, sem que tenham garantias do fim desse prejuízo.

A verdade é que a Escola Superior de Dança está, atualmente, a funcionar no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), numa situação supostamente provisória, em que o espaço é partilhado, mas onde não existem condições para que se promovam as aprendizagens, especialmente tendo em conta toda a dimensão prática que essas aprendizagens requerem.

Os estúdios são exíguos, são insuficientes e alguns têm condições inqualificáveis, na medida em que se tornam insuportáveis devido às temperaturas e à humidade.

Esta situação já se prolongou por demasiado tempo, e é preciso ver chegar a hora da resolução deste problema, que está a prejudicar sobremaneira o ensino da dança nesta Escola Superior.

Para além disso, ocorre que houve um processo eleitoral que decorreu em junho de 2020 para Diretor da Escola Superior de Dança, cujo resultado não está a ser respeitado, tendo sido designado um diretor interino por parte da presidência do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Que soluções estão a ser encontradas para novas instalações da ESD, em Lisboa, adequadas às aprendizagens que os cursos, nela ministrados, requerem para serem asseguradas as devidas condições de ensino e aprendizagem?

2. Quando é que se pode contar com a saída da ESD do ISEL, onde está atualmente instalada, sem as mínimas condições?

3. Tem o Ministério consciência da forma como os alunos da ESD, e também os professores, estão a ser prejudicados no exercício das suas aprendizagens, e também da sua docência, respetivamente?

4. O que pensa este Ministério em relação ao desrespeito verificado pelo processo eleitoral para a Diretor da ESD, decorrido há cerca de 8 meses?

O Grupo Parlamentar Os Verdes
O Gabinete de Imprensa de Os Verdes
(T: 213 919 642 - TM: 910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt arquivo.osverdes.pt )
13 de fevereiro de 2021
Voltar