Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
18/09/2020
Os Verdes Questionam o Governo sobre Incumprimento da Legislação Laboral por Empresas de Limpeza ao Serviço do Ministério da Defesa Nacional

A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, questionando o Governo através do Ministério da Defesa Nacional, sobre situações relacionadas com os concursos públicos para empresas de limpeza em organismos do Ministério da Defesa Nacional, como o Colégio Militar, o Arsenal do Alfeite e o Hospital Militar de Coimbra, designadamente a insistência de as empresas procurarem não cumprir a legislação laboral em vigor.

 

 

Pergunta:

 

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista Os Verdes teve conhecimento, através do STAD - Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas, de algumas situações relacionadas com os concursos públicos para empresas de limpeza em organismos do Ministério da Defesa Nacional, como o Colégio Militar, o Arsenal do Alfeite e o Hospital Militar de Coimbra, designadamente a insistência de as empresas procurarem não cumprir a legislação laboral em vigor.

 

De facto, o lançamento de concursos por parte do Estado em diferentes áreas acaba, muitas vezes, por significar que as empresas de prestação de serviços de limpeza vão mudando, o que pode representar, erradamente, uma diminuição dos direitos dos trabalhadores, no que diz respeito a férias ou aos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho, entre outros, sendo fundamental que os direitos sejam devidamente salvaguardados.

 

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Defesa Nacional possa prestar os seguintes esclarecimentos:

 

1. Tem o Governo conhecimento de situações de incumprimento da legislação laboral por parte das empresas de limpeza que prestam serviço em organismos do Ministério da Defesa Nacional?

 

2. Tem a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) efetuado ações de fiscalização nestas empresas, de forma a garantir que não há atropelos laborais e que é cumprido o que está previsto na legislação no âmbito da transmissão de estabelecimento?

 

3. Confirma o Governo que se irá proceder a dois concursos públicos durante o ano de 2020 nos organismos do Ministério da Defesa Nacional?

 

             3.1.   Em caso afirmativo, qual a razão?

 

4. Qual a duração da prestação do serviço das empresas que estão a prestar serviço nesses organismos?

 

5. Tem o Governo discutido e articulado estas matérias com as organizações representativas dos trabalhadores do sector da limpeza?

Voltar