Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
10/07/2020
Pampilhosa da Serra - Os Verdes Exigem a Reposição das Ligações pela Rede de Expressos

A deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre a suspensão das ligações com Pampilhosa da Serra pela Rede de Expressos, o que  está a indignar as populações que têm manifestado o seu desagrado por terem ficado privadas de um serviço tão importante para a sua mobilidade, como é o caso dos estudantes e das pessoas que precisam de se deslocar para acesso a serviços de saúde. Para Os Verdes é inconcebível que estes territórios já de si periféricos vejam reforçada a sua interioridade.

 

Pergunta:

 

No passado dia 17 de junho fez três anos que decorreram os grandes incêndios de Pedrogão que afetaram vários municípios da zona do Pinhal: Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Pampilhosa da Serra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Penela e Sertã.

 

Para além da onda de solidariedade espontânea que surgiu para com estas populações, tornou-se evidente a urgência de alterar o paradigma e repensar o modelo florestal, mas também a necessidade de fomentar políticas adequadas que correspondam às destes territórios do interior e das pessoas que nele habitam.

 

A verdade é que muitas das medidas anunciadas, na prática traduziram-se numa mão cheia de quase nada. Estes territórios, tão propalados aquando da catástrofe, continuam hoje, tal como no passado, esquecidos deixando as populações cada vez mais isoladas.

 

Com a eclosão da pandemia provocada pelo novo coronavírus, as populações de vários municípios do interior ficaram com as ligações em transportes públicos suspensas, dentro e para fora dos seus concelhos de residência. Tais ligações têm vindo a ser restabelecidas de forma lenta e, em grande parte destes, muito aquém da oferta disponibilizada antes da pandemia.

 

Ora, há concelhos como é o caso de Pampilhosa da Serra e de Castanheira de Pêra que continuam sem as ligações de longo curso. As ligações ao exterior, através da Rede de Expressos ainda não foram repostas pelo que as pessoas destes municípios não têm qualquer transporte para se deslocarem para as principais cidades do país, Lisboa e Porto.

 

Os serviços informativos desta empresa têm transmitido aos passageiros que não possuem informação acerca do restabelecimento das ligações. Aliás, no caso das deslocações para Pampilhosa da Serra é sugerido aos utentes que tentem procurar uma outra alternativa a partir de Coimbra.

 

A suspensão das ligações está a indignar as populações que têm manifestado o seu desagrado por terem ficado privadas de um serviço tão importante para a sua mobilidade, como é o caso dos estudantes e das pessoas que precisam de se deslocar para acesso a serviços de saúde. É inconcebível que estes territórios já de si periféricos vejam reforçada a sua interioridade.

 

Segundo a comunicação social, este problema já foi discutido na Assembleia Municipal da Pampilhosa da Serra, no passado dia 29 de junho, tendo a autarquia pedido explicações à empresa respetiva pela suspensão dos transportes.

 

A população receia que a COVID-19 seja mais pretexto para implementar uma medida economicista e terminar de vez com um serviço fundamental para a mobilidade dos cidadãos e acesso a estes territórios.

 

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, possa prestar os seguintes esclarecimentos:

 

1- O Ministério do Ambiente e da Ação Climática tem conhecimento que a Rede de Expressos mantém suspensas as ligações de longo de e para Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pêra?

 

2- Por que motivo ainda não foram restabelecidas a totalidade das ligações da rede de expressos nos municípios de Pampilhosa da Serra e de Castanheira de Pêra?

 

3- Tendo em conta que as únicas ligações destes municípios com as principais cidades, nomeadamente com Lisboa, estão suspensas, de que modo é que a população, em particular estudantes e trabalhadores, que se encontram deslocados, se podem deslocar de e para Pampilhosa da Serra?

 

4- Que medidas estão previstas implementar para restabelecer em todos os municípios, nomeadamente Pampilhosa da Serra e Castanheira de Pêra, as ligações de longo curso de forma a corresponder às necessidades da população.

Voltar