|
03/02/2006 |
PARLAMENTO DISCUTIU E APROVOU ONTEM PROPOSTA DE “OS VERDES” PARA REALIZAÇÃO DO SEGUNDO INQUÉRITO ALIMENTAR NACIONAL |
|
Foi ontem discutido e aprovado na Assembleia da República o Projecto de Resolução 35/X de “Os Verdes” - Elaboração do Segundo Inquérito Alimentar Nacional - que estabelece que o Governo deve iniciar e desenvolver em 2006 o Segundo Inquérito Alimentar Nacional, peça fundamental para a definição de uma política alimentar e nutricional.
Para “Os Verdes”, é imperioso que se proceda quanto antes à realização deste inquérito, visto que o Primeiro Inquérito Alimentar Nacional se realizou há mais de 25 anos atrás (em 1980). Como resultado, é totalmente desconhecida a evolução dos hábitos alimentares dos portugueses e a sua relação directa com diversas patologias, como por exemplo, a diabetes ou a obesidade (já grave problema de saúde pública) bem como os efeitos da alimentação oferecida nos bares e cantinas escolares.
“Os Verdes” consideram extremamente positiva a aprovação deste Projecto de Resolução e fazem votos para que as verbas relativas à realização do Segundo Inquérito Alimentar Nacional sejam urgentemente desbloqueadas pelo Governo de maneira a que o Instituto Ricardo Jorge e o Instituto Nacional de Estatística elaborem o novo inquérito alimentar.
Não se pode conceber que outros países, como a França, realizem um inquérito desta natureza de quatro em quatro anos e que Portugal tenha capacidade para realizar os Censos de 10 em 10 anos e que não se realize o inquérito alimentar há 26 anos. Manifestamente, o que tem faltado é vontade política.
“Os Verdes” acreditam que a aprovação desta iniciativa combaterá a inércia nesta matéria.
Ver tambêm:
Projecto de Resolução Nº. 35/X Projecto de Resolução- Elaboração do Segundo Inquérito Alimentar Nacional