|
23/06/2004 |
Passes Sociais |
|
CUSTO DOS PASSES SOCIAIS EM FUNÇÃO DO RENDIMENTO - UM MECANISMO PARA MAIS INJUSTIÇAS SOCIAIS E AMBIENTAIS
“Os Verdes” consideram que a intenção do Governo de alterar o custo dos passes sociais em função do rendimento dos utentes é mais um mecanismo para aumentar o preço dos transportes colectivos, sobrecarregando mais os orçamentos familiares com os custos de transporte.
Assim sendo, é mais um mecanismo que vai afastar os utentes dos transportes colectivos e que vai aliciá-los mais para a utilização do transporte individual.
Daqui decorre uma estratégia totalmente errada no sector dos transportes para garantir menos poluição e o cumprimento do protocolo de Quioto.
“Os Verdes” relembram que o Ministro Carmona Rodrigues não compareceu à interpelação que o Grupo Parlamentar “Os Verdes” fez na Assembleia da República sobre Ambiente e Transportes e que este deve explicações aos Deputados sobre a política que tem sido seguida em termos de custos de títulos de transporte. Nesse sentido, “Os Verdes” vão solicitar a presença deste membro do Governo no Parlamento.
“Os Verdes” entendem que o Governo através desta medida não pretende fazer nenhuma discriminação positiva, mas antes arranjar mecanismos a todo o custo para aumentar o preço da utilização dos transportes colectivos.
“Os Verdes” reafirmam que a justiça se faz através do sistema fiscal e não através de serviços essenciais à população, como seja o sector dos transportes.
É tempo de dizer que basta! Basta que o sector dos transportes seja permanentemente protagonista de mais injustiças sociais e ambientais.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 23 de Junho de 2004