|
18/05/2004 |
Paulo Portas em Viana do Castelo |
|
PAULO PORTAS EM VIANA DO CASTELO É PROPAGANDA DE MAU GOSTO
O Partido Ecologista "Os Verdes" considera ridícula a operação propagandística que o Ministro Paulo Portas prepara em Viana do Castelo.
"Os Verdes"
recordam aliás que se fossem verdadeiras as suas próprias palavras aquando da catástrofe ecológica com o "Prestige", aquilo que agora o Governo deveria estar em condições de anunciar era a operacionalização dos navios de combate à poluição e não, ao fim de quase dois anos, a sua construção futura.
Por último, "Os Verdes" relembram que quase tudo se mantém por fazer depois da catástrofe do "Prestige", que pôs a nu a total vulnerabilidade do nosso país. Assim, o famoso sistema de vigilância costeira (VTS) permanece por instalar, os corredores de circulação marítima continuam perigosamente próximos da nossa costa, o país continua a não dispor de rebocadores de alto mar, a definição de um porto de refúgio está por fazer e não foram ainda definidas quaisquer normas restritivas para a circulação de navios com substâncias perigosas.
Ou seja, Portugal, com uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) da Europa e na rota do petróleo, continua a manter uma atitude de irresponsabilidade de todo inaceitável que pode, no plano ambiental, social e económico, comprometer o país que afinal, vai acolher a Agência Europeia de Segurança Marítima.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 19 de Maio de 2004