Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
11/10/2017
Pede esclarecimentos sobre a situação da Soflusa, transportes fluviais do Tejo - DAR-I-6/3ª
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia - Assembleia da República, 11 de Outubro de 2017

Sr. Presidente, Sr. Deputado Heitor Sousa, queria também cumprimentá-lo pela questão que aqui trouxe, que, de resto, Os Verdes já tinham abordado na primeira declaração política de hoje, por considerarem que este é, de facto, um exemplo paradigmático daquilo que não pode acontecer quando temos um objetivo a prosseguir relativamente à mitigação das alterações climáticas.

Ora, para isso, precisamos de transportes coletivos — um dos setores fundamentais é, justamente, o dos transportes — que respondam às necessidades das populações e não desta verdadeira aberração que é recusar-se o serviço de transporte público às populações, que é as populações quererem utilizar o transporte público e não conseguirem fazê-lo. É exatamente o que está a acontecer na Soflusa.

De facto, não se pode dizer — como o Sr. Deputado Bruno Dias aqui referiu, e acho que é muito importante realçar esta questão — que isto não era previsível ou que não se percebeu que um certificado de navegabilidade estava a caducar. Há um conjunto de situações que demonstram uma muito má gestão e uma fraca atenção relativamente a esta situação concreta. Quem perde? As populações. É sempre a mesma coisa! E os trabalhadores da própria Soflusa, que tantas vezes nos despertaram e chamaram a atenção para esta matéria.

Agora, sinceramente, ouvir o PSD bradar na Assembleia da República — a cuidar-se, a cuidar de si, sempre só a cuidar de si —, dizendo «nós não temos responsabilidades», acho que é monstruoso. Gostava que o Sr. Deputado Heitor Sousa, se pudesse, e bem sei que já o fez na resposta anterior, dissecasse um pouco mais esta matéria, porque é monstruoso dizerem que não tiveram responsabilidades. Quem é que fez cortes brutais no investimento nesta empresa, no pessoal, no material, ao nível da reparação, da manutenção?!

«Não temos responsabilidades»?! Sinceramente, Sr. Deputado!

Nesse sentido, Sr. Deputado, consideramos fundamental dar uma resposta eficaz e imediata a esta situação e essa resposta passa por barcos a navegar no Tejo e a transportar as pessoas, designadamente do Barreiro para Lisboa.
Voltar