|
23/09/2012 |
Peniche – Associação de Dadores sem sala para colheita de sangue motiva pergunta de “Os Verdes” no Parlamento |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o fim da cedência, pela ACES Oeste Norte, da sala para colheita de sangue em Peniche.
PERGUNTA:
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Peniche foi surpreendida por um ofício do ACES Oeste Norte, datado de 06/09/2012, em que a partir desta data deixa de ceder o espaço, uma sala no Centro de Saúde, para a realização de colheitas de sangue.
Esta atitude do ACES Oeste Norte está a criar uma forte indignação na população de Peniche em virtude de não esclarecer os motivos que a levaram a esta tomada de posição. Segundo a Associação, os custos com a utilização da sala são irrisórios e estão estimados em cerca de 5 euros. Não podendo reconhecer esta atitude como uma medida de contenção de custos, pois os ganhos são mais que evidentes, só nos resta mostrar a nossa solidariedade com a indignação da população.
Todos os Portugueses têm bem presente o slogan que “dar sangue é dar vida”. Ainda há poucos meses o Sr. Ministro da Saúde fez um apelo à dádiva de sangue em virtude da rotura de stocks. Será que só se pensa nos dadores de sangue quando existem roturas?
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Tem o Governo conhecimento da posição tomada pelo ACES Oeste Norte?
2 – Qual o motivo ou motivos que levaram o ACES Oeste Norte a tomar esta decisão?
3 – Está o Governo na disposição de recuar e continuar a ceder a sala do Centro de Saúde para as colheitas de sangue porque tem as condições de higiene necessárias?