Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
25/01/2021
PEV propõe Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa de dia 26 de Janeiro, irá defender que sejam tomadas as diligências necessárias e adequadas para a elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável para o concelho de Lisboa.

A poluição do ar e os problemas relacionados com a mobilidade urbana são, hoje, uma das grandes preocupações dos cidadãos europeus, pelo que a generalidade dos países têm vindo a implementar gradualmente a obrigatoriedade de elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana Sustentável/Planos de Mobilidade e Transportes.

Antes da pandemia de COVID-19, entravam 370 mil veículos diariamente na capital portuguesa, agravando os problemas relacionados com os congestionamentos, a qualidade do ar e a poluição sonora provocados pelo intenso trânsito rodoviário.

Deste modo, deve atender-se à urgência de se elaborar, com a maior celeridade, os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável a nível local, sendo que a cidade de Lisboa é a única capital dos países do sul da Europa que não possui qualquer Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

Assim, através da presente proposta o PEV recomenda à CML que, no curto prazo, desenvolva e elabore um Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável para o concelho de Lisboa e que mantenha a Assembleia Municipal informada de todas as diligências realizadas no âmbito desta matéria.

Nessa reunião, os deputados ecologistas apresentarão ainda um voto de pesar pelo falecimento do Capitão de Abril Abrantes Serra que participou no derrube da ditadura do Estado Novo em 1974.

Leia aqui a Recomendação do PEV e aqui o Voto de Pesar do PEV.

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes

Lisboa, 25 de Janeiro de 2021
Voltar