Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
17/04/2014
PEV quer esclarecimentos sobre novo traçado da EN333-3 – São Pedro do Sul

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia, sobre a ligação entre a EN 333-3 e a povoação de Barreiro (São Pedro do Sul).

PERGUNTA:

Com a construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio/Ermida (AHRE), uma vasta área dos concelhos de Sever do Vouga, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul ficará submersa criando grandes impactos para estes municípios. Com o avançar das obras, a população está a aperceber-se dos verdadeiros impactos negativos desta albufeira, sem perspetivar mais-valias para a região a médio e longo prazo.

Na área que vai ficar submersa encontra-se, na extinta freguesia de Sejães, uma referência patrimonial, a Ponte Luiz Bandeira (EN 333-3), construída em 1907, sobre o rio Vouga sendo considerada a ponte mais antiga de betão armado em utilização no nosso país e uma das mais antigas da Europa.

Face ao aumento da cota do rio Vouga foi necessário alterar o percurso da EN 333-3, assim como a construção de uma nova ponte para substituir a funcionalidade da histórica ponte Luiz Bandeira. Com este novo traçado, é perdida a acessibilidade a pessoas e a veículos de tração entre a estrada nacional e a povoação de Barreiro, freguesia de Valadares (São Pedro do Sul). Esta situação tem merecido uma grande reivindicação da população e da junta de freguesia, nomeadamente através de baixo assinado, no sentido da EDP Produção restabelecer a ligação de forma a servir as pessoas de Barreiro e da freguesia de Valadares.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia me possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério tem conhecimento que, com o novo traçado da EN333-3, em resultado da barragem de Ribeiradio, a população de Barreiro, freguesia de Valadares, ficará sem acesso direto a esta estrada?
2- Está prevista a ligação do caminho entre a povoação de Barreiro a EN 333-3? Se sim, o acesso será suportado na integra pela EDP Produção?

Voltar