Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
15/06/2015
PEV quer manutenção da gestão pública da Rede Nacional de Pousadas de Juventude

Os Verdes entregaram no Parlamento um Projeto de Resolução que pretende que o Governo mantenha a gestão da Rede Nacional de Pousadas de Juventude na esfera pública.

O Governo admitiu vir a concessionar as Pousadas de Juventude - fator de desenvolvimento para as regiões onde estão localizadas e importantes na dinamização das economias locais – a entidades públicas ou privadas e, no seguimento deste anúncio, a Direcção da Movijovem avançou com a abertura de concursos públicos para concessionar, numa primeira fase e por um prazo de quinze anos, 14 Pousadas. Neste conjunto, encontram-se cinco das mais lucrativas Pousadas da Juventude.

Esta decisão do Governo de desmantelar a Rede Nacional de Pousadas de Juventude representa a destruição de equipamentos públicos e contraria o que deve ser feito a nível de políticas de juventude, colocando em causa a missão das Pousadas de Juventude e prejudicando o interesse público. Esta intenção do Governo insere-se na política privatizadora de serviços públicos que tem vindo a prosseguir e que favorece, apenas, os grupos económicos, em detrimento dos interesses das populações.

É, pois, desejável que a gestão das Pousadas de Juventude se mantenha na esfera pública, indo ao encontro do interesse e das necessidades da juventude, devendo o seu papel ser valorizado e, nesse sentido, o PEV entregou na Assembleia da República a iniciativa legislativa em causa que recomenda a anulação dos procedimentos concursais em vigor. A data da discussão deste Projeto de Resolução será divulgada brevemente.

Voltar