Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
23/06/2014
PEV quer pôr fim à privatização da Empresa Geral do Fomento

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que tem como título “Sobre o erro que constitui a privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF)”, uma iniciativa que será discutida em plenário na próxima quinta-feira, dia 26 de Junho.

O Projeto de Resolução do PEV recomenda ao Governo que não proceda à privatização da EGF visto que o sector da recolha e do tratamento de resíduos é estratégico para o país. Os Verdes consideram ainda que esta privatização constitui um primeiro passo para a privatização de outros sectores determinantes, como a água. Para o PEV, o resultado mais expectável deste processo é a degradação dos serviços prestados à população, por via de um controlo de investimento relacionado, única e exclusivamente, com a obtenção e distribuição de lucro entre acionistas, assim como o aumento das tarifas pagas pelos cidadãos.

Com a eventual privatização da EGF, o que o Governo realmente pretende é reduzir o Estado ao mínimo e submeter todos os setores à lógica do mercado, levando os cidadãos a ter acesso a serviços essenciais, pagando o serviço e o lucro das empresas, A privatização a EGF revela-se, portanto, claramente contra o interesse nacional e é com o objetivo de colocar um ponto final neste processo que o PEV entregou no Parlamento a iniciativa legislativa em causa, um Projeto de Resolução que será discutido no Parlamento na próxima quinta-feira, dia 26 de Junho, no período da manhã.

Voltar