Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
28/05/2014
PEV quer redução e destino adequado de sacos de plástico

Discute-se amanhã, 29 de Maio, no Parlamento, o Projeto de Resolução de Os Verdes que recomenda ao Governo a definição de metas para a redução da utilização de sacos de plástico e que, no prazo de um ano, todos os sacos de plástico utilizados sejam biodegradáveis.

Os sacos de plástico, geralmente usados em compras, e maioritariamente descartáveis, tornaram-se uma praga para o ambiente. São produtos derivados do petróleo, com componentes tóxicas que constituem um perigo ambiental, mesmo quando se fala de plástico biodegradável.

Acontece que Portugal é um dos países da Europa que consome mais sacos de plástico e a generalidade não é sujeita a processo de reciclagem, sendo a maioria ou depositado em aterro, ou incinerado. É, pois, essencial que se dê um destino adequado a estes resíduos, de modo a impedir a sua proliferação, e que se tomem, paralelamente, medidas para a redução da sua produção.

A solução para este problema ambiental não é única nem clara, havendo a necessidade de se intervir em várias frentes, tanto do lado da redução da oferta e da procura de sacos plásticos, como do lado da sua correta deposição e do seu tratamento final. É com o objetivo de contribuir para a resolução deste problema que o PEV apresenta a iniciativa legislativa em causa - Projeto de Resolução 1056/XII/3ª – Redução e destino adequado de sacos de plástico - que será discutida amanhã, dia 29 de Maio, na Assembleia da República, a partir das 15.00h.

Voltar