Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
20/05/2020
PEV questiona a CML sobre animais mortos no lago do Jardim Guerra Junqueiro
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML relativamente a animais mortos no lago do Jardim Guerra Junqueiro.

REQUERIMENTO:

O Jardim Guerra Junqueiro ou Jardim da Estrela é um espaço emblemático da cidade de Lisboa, sendo que o Partido Ecologista Os Verdes tem recebido algumas denúncias relacionadas com animais mortos e desaparecidos no lago grande deste jardim.

A água estava suja e vários peixes mortos a boiar à superfície, nomeadamente carpas, aparentemente por falta de circulação e oxigenação da água, tendo ainda desaparecido gansos e patos.

Considerando que é da competência da CML efectuar a gestão e manutenção do Jardim Guerra Junqueiro, bem como a fiscalização de comportamentos desajustados por parte dos utentes dos parques e jardins.

Considerando que há precisamente um ano, ocorreram também denúncias idênticas, o que parece estar a tornar-se uma situação recorrente neste jardim público.

Assim, ao abrigo da alínea g) do artº. 15º, conjugada com o nº 2 do artº. 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Quais as causas que estiveram na origem da mortandade dos peixes no lago grande deste jardim?

2. Quem faz a gestão do pessoal que trata dos animais residentes no Jardim da Estrela e nos demais jardins públicos da cidade?

3. Que formação é ministrada aos tratadores dos animais destes jardins públicos?

4. De que forma é assegurado o bem-estar e a integridade física dos animais residentes nos jardins da cidade, através da inibição da adopção de comportamentos desadequados por parte dos respetivos visitantes?

5. Existe algum médico veterinário responsável por acompanhar e acautelar o bem-estar e os cuidados de saúde destes animais que se encontram nos diferentes jardins e parques da cidade, onde se inclui o Jardim da Estrela?

6. Qual a razão para sistemática e periodicamente ocorrerem as situações de mortandade de animais nos lagos do Jardim Guerra Junqueiro?

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 20 de Maio de 2020​
Voltar