Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
23/05/2020
PEV questiona a CML sobre reabilitação dos espaços exteriores da Rua Bartolomeu Dias, na freguesia de Belém
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML relativamente à reabilitação dos espaços exteriores da Rua Bartolomeu Dias, na freguesia de Belém.

REQUERIMENTO:

Foi anunciada publicamente pelo Município de Lisboa, através da SRU Ocidental, a decisão de proceder à reabilitação dos espaços exteriores da Rua Bartolomeu Dias, na freguesia de Belém, o que implicaria a requalificação dos espaços exteriores e rede viária, instalação de passadeiras acessíveis, ordenamento do estacionamento, modernização da iluminação pública e a plantação de 15 novas árvores, com um investimento estimado em cerca de 890 mil euros.

Os trabalhos foram adjudicados por concurso público, ao abrigo do Programa Pavimentar Lisboa, por um período de 487 dias, e decorreram em duas fases, em período diurno e nocturno, tendo implicado a interrupção total da circulação viária, incluindo a carreira de eléctrico que termina a sua viagem no Largo dos Jerónimos.

No passado dia 9 de Maio, terminou a empreitada das obras de requalificação dos espaços exteriores da Rua Bartolomeu Dias, tendo sido calcetadas 14 caldeiras destinadas à plantação de árvores no decorrer dos trabalhos.

Ora, numa altura em que Lisboa é a Capital Verde Europeia, tendo vindo a CML a salientar a importância do património arbóreo, é algo contraditório depararmo-nos com situações desta natureza, que não são novidade, lamentavelmente, pois já ocorreram noutras intervenções no âmbito de outras programas camarários, como por exemplo no Largo da Graça ou na área envolvente à Torre das Picoas.

Assim, ao abrigo da alínea g) do artº. 15º, conjugada com o nº 2 do artº. 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Tem a CML conhecimento do calcetamento de 14 caldeiras destinadas à plantação de árvores na Rua Bartolomeu Dias?

2. Qual o motivo que levou ao calcetamento das caldeiras de árvores neste arruamento?

3. O executivo camarário pondera proceder de imediato à reposição das caldeiras com terra para permitir a plantação das 14 árvores, respeitando a versão inicial do projecto de reabilitação dos espaços exteriores da Rua Bartolomeu Dias?

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 23 de Maio de 2020
Voltar