Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
05/08/2020
PEV questiona CML sobre monumento ao Bombeiro
O Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que questiona a CML relativamente ao monumento ao Bombeiro.

REQUERIMENTO:

Os Bombeiros desenvolvem um trabalho exemplar em prol do país e das populações, arriscando a própria vida para salvar pessoas e bens. Estes homens e mulheres assumem com coragem inúmeras tarefas humanitárias em prol dos cidadãos, desde o combate aos incêndios florestais e urbanos, o transporte de doentes, o socorro em acidentes, inundações e náufragos, emissão de pareceres técnicos em matérias de prevenção e segurança, e sensibilização em estabelecimentos de ensino, entre outras.

Em 2013, o Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes propôs a instituição do Dia Municipal do Bombeiro, que é hoje uma realidade e uma justa e merecida homenagem, assinalando-se a 25 de Agosto, em memória da catástrofe do incêndio do Chiado, onde estiveram envolvidos cerca de 1680 bombeiros e todas as corporações de Bombeiros da área metropolitana de Lisboa.

Importa destacar que o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa é a maior e mais antiga corporação de bombeiros do país, que nos merece a maior consideração. É ainda de salientar o trabalho dos Bombeiros Voluntários, que prestam igualmente um trabalho fundamental, que merece ser devidamente reconhecido.

Por todas estas razões, e dando prossecução à valorização que os Bombeiros da cidade de Lisboa nos merecem, Os Verdes propuseram, através de uma recomendação aprovada por unanimidade em Setembro de 2019, que a Câmara Municipal de Lisboa erigisse um Monumento ao Bombeiro, num local emblemático, porventura no Chiado, como forma de reconhecimento público da coragem, dedicação e empenho com que estes homens e mulheres se dedicam à sua nobre missão.

Tendo decorrido cerca de um ano da aprovação dessa proposta, importa conhecer o ponto de situação desse Monumento ao Bombeiro, nomeadamente no que diz respeito à sua localização e data de instalação.

Assim, ao abrigo da alínea g) do artº. 15º, conjugada com o nº 2 do artº. 73º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1. Qual o ponto de situação relativamente ao Monumento ao Bombeiro?

2. Já existe uma localização escolhida para a instalação desse monumento?

3. Qual a data prevista para a instalação do Monumento ao Bombeiro?

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes
Lisboa, 05 de Agosto de 2020
Voltar