Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
20/10/2004
Plano de Emissões
PARA "OS VERDES" APROVAÇÃO DO PLANO DE EMISSÕES POR BRUXELAS, NÃO É RAZÃO PARA LANÇAR FOGUETES

O Partido Ecologista "Os Verdes" considera que a aprovação por Bruxelas do Plano Nacional de Alocação de Emissões (PNALE) de Portugal não é razão para o Governo lançar foguetes porque este plano não é mais que o gasto de dinheiros públicos na compra ao estrangeiro do direito de poluir como forma de cumprir artificialmente as metas estabelecidas pelo Protocolo de Quioto, em vez de reduzir de facto as emissões.

"Os Verdes"

afirmam ainda que, em vez disto, gostariam era de ver o Governo incentivar e apoiar as empresas portuguesas que estivessem empenhadas em investir em novas tecnologias e melhorar assim o seu desempenho do ponto de vista ambiental e a cumprir com a redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Para "Os Verdes", esta situação é tanto mais escandalosa que as grandes beneficiadas com esta "prenda" – a oferta de quotas de emissões – são empresas, tais como as termoeléctricas, ligadas a grandes grupos económicos como a EDP, que têm lucros chorudos que deveriam ser canalizados para a melhoria do desempenho ambiental. Para além de não o fazerem, ainda são premiadas por este Governo.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 20 de Outubro de 2004

Voltar