|
12/07/2004 |
Plano Prevenção de Fogos |
|
OS VERDES” QUESTIONAM PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE A FOGOS FLORESTAIS
A deputada Isabel Castro do Partido Ecologista “Os Verdes” entregou recentemente na Assembleia da República um requerimento em que questiona o Governo, através do Ministério da Administração Interna, acerca das graves lacunas que persistem no Plano de Prevenção e Combate a Fogos Florestais.
“Os Verdes” consideram que o referido Plano, em vigor desde 1 de Junho passado, apresenta sérias falhas, nomeadamente no que diz respeito à identificação de zonas de risco de incêndio, das quais foram excluídas o barrocal algarvio e áreas da Rede Natura, como a zona de Monchique. Apesar de esta omissão ter sido anteriormente apontada pelos “Verdes” aquando da apresentação deste Plano na Assembleia da República, nada foi corrigido nem alterado.
Face a esta situação, “Os Verdes” querem ver respondidas pelo Governo, as seguintes questões:
-
Quando e que medidas vai o Governo adoptar para incluir o Algarve nas zonas de potencial risco em termos de incêndios?
-
Que garantias de disponibilização de meios aéreos de combate aos fogos florestais é assegurada pelo Governo naquela região algarvia?
-
Que contrapartidas financeiras vão ser disponibilizadas de modo a permitir dar suporte à extensão do plano de combate aos fogos florestais à Região algarvia?
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 13 de Julho de 2004