Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
06/05/2016
Ponte de Sor - Abate massivo de árvores é atentado à qualidade de vida urbana!
O corte inesperado de mais de 30 plátanos, quase a totalidade das árvores existentes no Largo Marquês de Pombal, mais conhecido por Largo da Igreja, em pleno centro de Ponte de Sor, é chocante pelo atentado à qualidade de vida urbana que representa e é ainda um crime ambiental e patrimonial irreparável.

A decisão que levou a este ato, parece não só ignorar a extrema importância de zonas arborizadas como esta, nos espaços urbanos, importância ainda mais relevante num concelho como Ponte de Sor, que atinge na Primavera/Verão temperaturas extremamente elevadas. Estas árvores desempenhavam, não só, funções importantíssimas em relação à qualidade do ar que respiramos, como cumpriam ainda um papel de amenizador climático, e geravam uma zona de ensombramento, “espaço de abrigo” fundamental para as populações, nomeadamente para as mais vulneráveis (crianças e idosos), nos períodos de maior pico de calor.

Este corte injustificável mostra ainda uma grande insensibilidade e desprezo por um património natural centenário, que é sem dúvida uma característica identificadora do retrato urbano da Cidade de Ponte de Sor, gravada na sua memória coletiva.

Este ato que Os Verdes condenam veementemente, da responsabilidade da autarquia, não corresponde à proposta levada à reunião de Câmara, na qual o projeto de remodelação desta área levaria, de acordo com a resposta dada a um vereador da CDU, à remoção de cerca de 8 árvores, ora deste abate massivo, injustificável e inaceitável restam menos de meia dúzia até agora.
Voltar