Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
19/04/2016
Por iniciativa de Os Verdes a 22 de Abril debate-se no Parlamento a atualização do Programa Nacional de Vacinação
O PEV entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que será discutido em 22 de abril e que recomenda ao Governo o alargamento da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), já integrada no Programa Nacional de Vacinação, a jovens do sexo masculino, jovens do sexo feminino até aos 25 anos de idade e a integração da vacina contra o rotavírus no Programa Nacional de Vacinação.

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) é um instrumento determinante para garantir melhores padrões e indicadores de saúde e para promover prevenção de doenças e até, em bom rigor, a extinção de doenças.

Para além deste aspeto determinante, o Programa Nacional de Vacinação agrega também, por via da sua universalidade e da sua gratuitidade para os cidadãos, uma componente de não discriminação, no acesso a mecanismos eficazes de promoção da saúde, nomeadamente em razão da condição económica das pessoas.

Com os avanços científicos e a descoberta de novas vacinas que ajudam a prevenir doenças, e as mortes a muitas delas associadas, importa que o Programa Nacional de Vacinação não seja visto como algo intocável, mas sim como um instrumento atualizável em função das respostas existentes e necessárias. Nesse sentido, várias vacinas têm sido, ao longo dos anos, introduzidas no PNV.
O PEV vem propor, agora, à Assembleia da República, uma nova atualização do Programa Nacional de Vacinação, através de um Projeto de Resolução, para que este Programa possa alargar a administração da vacina contra o vírus do papiloma humano a jovens do sexo feminino até aos 25 anos assim como a jovens do sexo masculino e integre a vacina contra o rotavírus.

Saiba mais sobre a iniciativa do PEV aqui.
Voltar