Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
20/05/2020
Portalegre - Os Verdes Questionam o Governo Sobre Contratação de Médicos Através de Empresas de Trabalho Temporário
O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a contratação de médicos para o Hospital de Portalegre, que integra a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), através de uma empresa de trabalho temporário.
 
Pergunta:
 
Através da denuncia feita pelo Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), o Partido Ecologista Os Verdes tomou, hoje, conhecimento de que o Hospital de Portalegre, que integra a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), delegou numa empresa de trabalho temporário a contratação de médicos ao dia para integrar a área dedicada ao combate à Covid-19 deste Hospital.
 
É do conhecimento de Os Verdes, pelo acompanhamento que têm feito dos problemas de saúde no distrito, das visitas que têm feito ao Hospital de Portalegre e das reuniões que têm tido com a administração da ULSNA, a permanente falta de profissionais de saúde, nomeadamente de médicos com que o SNS se confronta neste distrito do Alentejo.
 
Não sendo a questão de resolução fácil, sobretudo no que diz respeito à fixação de médicos, Os Verdes consideram, no entanto, que não têm sido feitos todos os esforços necessários e possíveis para alterar esta situação. O recurso a empresas de trabalho temporário tornou-se uma constante e deve-se fundamentalmente a opções economicistas, cujas responsabilidades não podem ser exclusivamente atribuídas à Administração da ULSNA, mas também à falta de investimento nacional no SNS em geral e ainda com maior incidência no interior.
 
Chegamos agora a esta situação incompreensível, em que a responsabilidade pelo combate ao Covid 19, área que requer uma elevada diferenciação técnico-científica, é transferida para uma empresa de trabalho temporário!
 
Sendo do conhecimento de todos, sustentado na triste experiência de muitos anos de contratações, especialmente nas Urgências Hospitalares, que o único objetivo das empresas de trabalho temporário é preencher uma escala ao menor preço/hora possível, preferencialmente com médicos não especialistas, descurando os padrões mínimos de qualidade necessários ao desempenho destas funções e a devida integração nas equipas clínicas.
 
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
 
1- Tem o Ministério da Saúde conhecimento desta situação?
 
2- O Governo tem conhecimento de outros hospitais públicos que tenham eventualmente seguido este caminho? Em caso afirmativo, quais?
 
3 – Considera o Ministério da Saúde que esta opção garante, aos doentes com Covid, a segurança e qualidade nos cuidados a que têm direito?
 
4 – De que forma é que esta “solução” se compatibiliza com um dos grandes compromissos deste governo em combater a precariedade laboral?
 
O Grupo Parlamentar Os Verdes 
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
T: 213 919 642 - TM:  910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt       
arquivo.osverdes.pt
20 de maio de 2020

4que esta “solução” se compatibiliza com um dos grandes compromissos deste governo em combater a precariedade laboral?

 

O Grupo Parlamentar Os Verdes

 

 

O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”

T: 213 919 642 - TM:  910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt        arquivo.osverdes.pt 

  

 

 

20 de maio de 2020

Voltar