Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
13/12/2019
PORTO – 16 de dezembro – Estuário do Douro - Deputada Mariana Silva reúne com APPDCO e representantes dos moradores de Lordelo do Ouro
Na próxima segunda-feira, 16 dedezembro, a Deputada de Os Verdes Mariana Silva reunirá com a Associação Dos Pescadores Profissionais e Desportivos Do Cais Do Ouro (APPDCO) e representantes dos moradores de Lordelo do Ouro.

A ETAR de Sobreiras está situada na freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto, junto ao Estuário do Rio Douro (Rua das Sobreiras – cota baixa -, até à Rua de Paulo da Gama – cota alta e entrada principal) e trata os afluentes de uma população equivalente a 200 mil habitantes.

A proximidade de um grande aglomerado habitacional e populacional no Porto afeta não só as casas junto ao Estuário do Douro, mas também as “Torres”, na Rua de Paulo da Gama, artéria na qual se encontra também a sede da Associação Nacional de Jovens Empresários e a Pousada da Juventude.

Na sequência de problemas decorrentes do funcionamento daquela ETAR os moradores reclamam de odores “insuportáveis” provocados pela trasfega de resíduos (lamas) que deixam resíduos no pavimento e na linha do eléctrico, tornando impossível abrir as janelas das habitações mas também percorrer as margens nesses períodos de tempo de odor mais intenso.

Em julho deste ano, no dia 22, uma descarga de grandes dimensões junto da ETAR de Sobreiras caracterizada por de “milhares de metros cúbicos de papel higiénico, pensos e outras matérias poluentes”, ao longo de três horas consecutivas, originou protestos da Associação dos Pescadores Profissionais e Desportivos do Cais do Ouro (APPDCO).

Atendendo às inúmeras ameaças que pairam sobre o Estuário do Douro, a Deputada Mariana Silva do Partido Ecologista Os Verdes reunirá no próximo dia 16 de Dezembro, segunda-feira, pelas 18h00 na sede da APPDCO para discutir as questões relativas à poluição do rio Douro e, em particular, os problemas de poluição com origem na ETAR de Sobreiras que afetam os moradores de Lordelo do Ouro.

A deputada Mariana Silva estará disponível para prestar declarações à comunicação Social face às conclusões da reunião, pelas 19:00H junto à margem do rio Douro, no final da Calçada do Ouro.

Programa – 16 de dezembro

18.00h – reunião na sede da APPDCO (Rua Senhor da Boa Morte 88A, 4150-684 União de Freguesias de Lordelo do Ouro Massarelos, Porto)
19.00h – Declarações aos jornalistas - junto à margem do rio Douro, no final da Calçada do Ouro.
Voltar