Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
05/02/2016
Possibilidade de encerramento parcial da Estação de Metro de Arroios leva «Os Verdes» a questionar a Câmara Municipal de Lisboa
Têm surgido várias notícias mencionando que o Metropolitano de Lisboa equaciona encerrar parcialmente a estação de Arroios na Linha Verde, de forma a permitir a circulação de composições com seis carruagens nas horas de ponta, já a partir do início do mês de Fevereiro, justificando com o facto de esta estação ser a única nesta linha cujo cais não tem dimensão suficiente para acolher composições com seis carruagens. Para o PEV esta medida, a concretizar-se, é errada e acarreta perigos pois prevê que a estação encerre duas vezes por dia às horas de ponta, sendo de difícil execução tanto operacional como a nível de segurança.

«Os Verdes» estão plenamente conscientes da necessidade de solucionar os vários problemas que afectam o Metro de Lisboa, procurando contrariar a degradação que se tem apoderado deste serviço de transporte sendo, para isso, fundamental implementar medidas que resolvam os problemas, pelo que consideram urgente a reposição da circulação de composições com quatro carruagens, em vez das actuais três, o alargamento do cais da estação de Arroios e a conclusão das obras na estação do Areeiro.

No requerimento entregue, o PEV pretende saber que informação dispõe o executivo sobre os projectos do Metropolitano de Lisboa para a Linha Verde; a opinião da CML acerca desta intenção de encerrar parcialmente a estação de Arroios e ainda se o executivo tem conhecimento para quando está prevista a conclusão das obras e abertura da ala norte da estação do Areeiro.

REQUERIMENTO

Têm surgido várias notícias mencionando que o Metropolitano de Lisboa equaciona encerrar parcialmente a estação de Arroios na Linha Verde, que liga Telheiras ao Cais do Sodré, de forma a permitir a circulação de composições com seis carruagens nas horas de ponta, já a partir do início do mês de Fevereiro, justificando com o facto de esta estação ser a única nesta linha cujo cais não tem dimensão suficiente para acolher composições com seis carruagens.

Para o PEV esta medida, a concretizar-se, é errada e acarreta perigos pois prevê que a estação encerre duas vezes por dia às horas de ponta, portanto de manhã e ao fim da tarde, sendo de difícil execução tanto operacional como a nível de segurança.

Ora, perante isto, a circulação de composições com quatro carruagens, em vez das actuais três, e o início das obras de alargamento da plataforma da estação de Arroios, no mais curto prazo de tempo, para permitir a circulação de composições com 6 carruagens poderão ser soluções a equacionar, de forma a garantir a segurança dos utentes e a tornar possível a execução das obras de alargamento da referida estação, algo que é fundamental. Contudo, o concurso ainda não foi lançado, pelo que não se percebe a razão pela qual o Metropolitano de Lisboa avançou com a data de início de Fevereiro para fechar parcialmente a estação.

«Os Verdes» estão plenamente conscientes da necessidade de solucionar os vários problemas que afectam o Metro de Lisboa, procurando contrariar a degradação que se tem apoderado deste serviço de transporte, sendo para isso fundamental implementar medidas que resolvam os problemas, pelo que consideramos urgente o alargamento do cais da estação de Arroios e a conclusão das obras na estação do Areeiro.

Assim, ao abrigo da alínea g) do art. 15º do Regimento da Assembleia Municipal de Lisboa, vimos por este meio requerer a V. Exª se digne diligenciar no sentido de nos ser facultada a seguinte informação:

1- De que informação dispõe o executivo sobre os projectos do Metropolitano de Lisboa para a Linha Verde e concretamente para a estação de Arroios?

2- Qual a opinião da CML acerca desta intenção de encerrar parcialmente a estação de Arroios na Linha Verde?

3- Considera a autarquia que é necessário avançar com medidas alternativas para solucionar os problemas da oferta insuficiente que a Linha Verde do Metro apresenta?

4 – Tem o executivo conhecimento para quando está prevista a conclusão das obras e abertura da ala norte da estação do Areeiro?

Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.
Lisboa, 05 de Fevereiro de 2016
Voltar