Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2008
 
 
Comunicados 2008
Partilhar

|

Imprimir página
12/12/2008
PROJECTO DE LEI DE “OS VERDES” SOBRE AMIANTO APROVADO HOJE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Foi hoje aprovado no Parlamento o Projecto de Lei de “Os Verdes” que prevê que o Governo faça um levantamento dos edifícios públicos que contêm amianto (substância altamente danosa à saúde pública), que torne pública essa listagem e que estabeleça, a partir dela e com prioridade para os casos mais urgentes, um plano de remoção desse amianto.

A Deputada Heloísa Apolónia relembrou que o amianto é proibido em materiais de construção desde 1994, mas que antes disso havia edifícios construídos que o contêm na sua estrutura. Em 2003 foi aprovado por unanimidade, por iniciativa também de “Os Verdes”, uma resolução que recomendava ao Governo a remoção desse amianto, mas até hoje nunca cumprida. Por isso, “Os Verdes”, para que o parlamento não fique indiferente à inércia dos Governos, apresentaram um Projecto de Lei com o objectivo acima referido.

A Deputada Ecologista relembrou também que “Os Verdes” questionaram todos os Ministérios sobre o conhecimento que têm da presença de amianto nos edifícios, conhecimento que se demonstrou ser muito deficiente e tendo o Ministério da Educação respondido que 59% das escolas avaliadas (que não sabemos quantas são) contêm amianto na sua construção, o que é um dado que nos remete para um problema que tem uma dimensão bastante alargada.

O Projecto de Lei do PEV foi aprovado com o voto favorável de todas as bancadas à excepção do PSD que se absteve.

Voltar