Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
08/10/2004
Projecto dos Verdes sobre Inquérito Alimentar
MAIORIA PSD/PP VOTOU INEXPLICAVELMENTE CONTRA PROJECTO DE “OS VERDES” PARA REALIZAÇÃO DO INQUÉRITO ALIMENTAR NACIONAL

No dia 7 de Outubro foi discutido e votado no plenário da Assembleia da República um Projecto de Resolução de Os Verdes” que estabelecia que o Governo deveria desbloquear verbas para a realização do 2º inquérito alimentar nacional e garantir a sua realização no prazo de um ano (prazo que “Os Verdes” estariam dispostos a alargar).

Na sua intervenção, a deputada Heloísa Apolónia lembrou que o 1º inquérito nacional alimentar se realizou em Portugal em 1980 e que, desde então, há um vazio no conhecimento sobre os comportamentos alimentares dos portugueses e das suas consequências em certas patologias como a obesidade e outras associadas, que está a crescer preocupantemente no nosso país.

Por coincidência, nesta mesma semana, que agora finda, foi publicado um estudo em França sobre os hábitos alimentares dos franceses, estudo que nesse país é realizado de 4 em 4 anos – em Portugal esse estudo foi realizado há 24 anos!!

Surpreendentemente, os Grupos Parlamentares da maioria PSD/PP votaram contra este Projecto de “Os Verdes”, com argumentos que de todo não colhem e só demonstram que esta maioria não tem interesse nenhum na realização deste inquérito.

A conclusão que daí se pode tirar é que a maioria tem medo dos resultados desse estudo, que certamente provará as deficiências alimentares de muitos portugueses e que constituirá certamente um motivo para a exigência de um programa nacional de alimentação.

“Os Verdes” lamentam esta atitude da maioria em relação a uma matéria que é determinante no que concerne à segurança alimentar.


O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 8 de Outubro de 2004


Ver tambêm:

Projecto de Resolução Nº. 246/IX Projecto de Resolução- Elaboração do segundo inquérito nacional alimentar

Voltar