Pesquisa avançada
 
 
Projetos de Resolução
Partilhar

|

Imprimir página
04/11/2015
Projeto de Resolução 3/XIII - Plano Ferroviário Nacional
Ver progresso desta iniciativa clique aqui

Nota justificativa
Os Verdes afirmam reiteradamente que Portugal precisa de um novo paradigma de transportes, tanto ao nível de passageiros como de mercadorias, quer à escala da mobilidade interna como da sua ligação com Espanha e com o resto da Europa.
Um novo paradigma centrado na componente ferroviária que responda às necessidade de mobilidade das populações e do transporte de mercadorias, nomeadamente para o escoamento da produção local e regional, que fomente a coesão territorial e um desenvolvimento harmonioso do país, e que dê uma resposta mais eficiência aos desafios ambientais globais com que Portugal e o Planeta se confrontam.
Apostar no transporte ferroviário permitirá libertar-nos de uma parte muito significativa da dependência externa, designadamente ao nível energético e dos custos inerentes e trará benefícios evidentes ao nível ambiental e no quadro dos compromissos internacionais de diminuição global de emissões de gases com efeito de estufa.
Recentrar a política de transportes no transporte ferroviário trará grandes benefícios para as populações e para o país, contribuindo para garantir o direito à mobilidade das pessoas, promover uma melhor qualidade de vida, mitigar as assimetrias regionais, reduzir os fatores de poluição e garantir maior segurança. O comboio é, de facto, um modo de transporte mais seguro, o que é fácil concluir pelos dados de acidentes e de perdas de vidas humanas que nas estradas portuguesas são absolutamente preocupantes.
Para além de tudo isto, e face à situação económica e financeira que o país vive, afirmar o transporte ferroviário como uma opção estratégica fundamental para o desenvolvimento é uma opção que contribuirá, de uma forma sustentável, para reativar a economia e o emprego, melhorar o ordenamento do território e atenuar as assimetrias regionais.
O PEV considera que a abertura para esse novo paradigma de mobilidade tem que se sustentar, necessariamente, na aposta no transporte ferroviário, e deve assentar na existência fulcral de um plano ferroviário nacional que seja uma diretriz de orientação política e de realização de investimentos tendentes a permitir o desenvolvimento sustentável, dos mais diversos pontos de vista.
Assim, o Grupo Parlamentar Os Verdes apresenta, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, o seguinte Projeto de Resolução:

A Assembleia da República, reunida em sessão plenária, delibera recomendar ao Governo:
A apresentação à Assembleia da República, no prazo de um ano, de um documento estratégico para o sistema ferroviário, que assente na promoção da mobilidade dos passageiros e das mercadorias, o qual servirá de base, em prazo breve e exequível, a um Plano Ferroviário Nacional, que se traduza em princípios de sustentabilidade, prevendo designadamente:

a) Assente num modelo em rede, que inclua linhas, ramais e trajetos interligados;
b) Defina as linhas ferroviárias vocacionadas para abranger o território nacional;
c) Defina as linhas ferroviárias vocacionadas para abranger os territórios regionais;
d) Defina as linhas ferroviárias vocacionadas para assegurar as ligações transfronteiriças e ibéricas;
e) Defina as linhas vocacionadas para assegurar a ligação transeuropeia;
f) Defina as linhas ferroviárias principais e as linhas complementares, à escala regional, nacional e transeuropeia;
g) Defina as linhas ferroviárias vocacionadas para garantir os “hinterlands” portuários atlânticos e aeroportuários;
h) Defina as linhas ferroviárias de vocação metropolitana e de vocação urbana;
i) Defina as linhas ferroviárias, os ramais e os troços com elevado potencial de desenvolvimento turístico das regiões;
j) Assegure a conexão da rede ferroviária, com outros meios de transportes, designadamente à escala local;
k) Assegure a ligação progressiva a todas as capitais de distrito;
l) Promova a ligação das áreas metropolitanas com os sistemas urbanos;
m) Promova os subsistemas de ligação regional e urbana;
n) Estabeleça um plano de investimentos plurianual que garanta a urgência do reforço da rede ferroviária nacional.

Assembleia da República, Palácio de S. Bento, 4 de Novembro 2015
Os Deputados
Heloísa Apolónia
José Luís Ferreira
Voltar