Numa altura em que os efeitos das alterações climáticas já se fazem sentir com grande relevância em Portugal, e especialmente no Alentejo, o país necessita urgentemente de mudar de paradigma e apostar seriamente no transporte ferroviário, tanto para as pessoas como para as mercadorias. Esta tem de ser uma opção fundamental da política de transportes se queremos caminhar para um desenvolvimento que só terá futuro se for sustentável, aliviando a dependência externa do país ao nível energético e reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, através de um menor consumo de combustíveis fósseis.
Para além das vantagens energéticas e ambientais que representa, a ferrovia é ainda um elemento estruturante de ordenamento do território. O seu contributo para a redução das assimetrias regionais, para o combate ao despovoamento e ao isolamento, para a promoção da coesão territorial, da justiça social e do desenvolvimento das regiões do interior é inegável e vital para um concelho e uma cidade como Portalegre, capital do distrito menos povoado do país.
No dia 29 de agosto de 2017, foi reposto o transporte diário de passageiros na linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz. Esta devolução do transporte ferroviário ao distrito e ao concelho de Portalegre e a reabertura desta importante ligação internacional, vieram dar cumprimento a uma proposta de Os Verdes, que recolheu grande apoio popular, e que o Parlamento aprovou por unanimidade (Resolução da Assembleia da República nº 23/2016).
A reposição deste serviço representa um sinal positivo na inversão das políticas seguidas durante décadas, de encerramento, de desmantelamento de linhas e de desinvestimento no transporte ferroviário. Mas a linha do Leste necessita ainda que sejam implementadas melhorias, tanto ao nível do serviço de passageiros como de mercadorias, para que esta venha a dar uma plena resposta às necessidades das populações e do desenvolvimento do Alto Alentejo. Entre estas medidas, está a necessidade de implementar boas ligações entre as estações ferroviárias e os aglomerados urbanos ou as zonas industriais dos concelhos que serve.
A estação ferroviária de Portalegre, localizada a cerca de 12 km do centro da cidade e a 8 km do parque industrial, é um exemplo desta situação. Aproximar o comboio das pessoas e das mercadorias é uma aposta fundamental para potenciar a infraestrutura existente e os serviços que esta oferece ou pode vir a oferecer, e para que o transporte ferroviário venha a cumprir plenamente a sua função no desenvolvimento deste concelho.
A solução a este problema passa pela construção de um pequeno ramal ferroviário e uma pequena estação.
Tendo em conta os poucos quilómetros da infraestrutura em causa e que a construção não apresenta qualquer dificuldade, a nível das características do território, o investimento necessário é por certo reduzido, comparando com as vantagens que são enormes. Aproximar o comboio da cidade e, mais ainda, de um dos polos do Instituto Politécnico de Portalegre, permitindo uma ligação, mais rápida e mais direta, entre a capital do distrito e Lisboa, Porto e Espanha, e em breve Évora e o Porto de Sines, com a construção da linha Sines/Caia, é não só atrativo para os passageiros como uma verdadeira oportunidade para “desencalhar” o parque industrial de Portalegre a nível de acessibilidades, com ganhos óbvios em tempo e competitividade.
Tendo em conta que a Linha do Leste tem uma vocação inter-fronteiriça, papel que desempenhou durante décadas, dando um contributo inegável na ligação de Portugal a Espanha e que a sua exploração, nessa vertente, é um contributo importante em termos de sustentabilidade económica do serviço que poderá beneficiar muito a economia do concelho e da região, tanto a nível turístico, como a nível comercial.
Tendo ainda em conta que foram feitos recentemente grandes melhoramentos na linha do Leste tornando-a mais operacional e segura para o transporte de mercadorias,
O Grupo Parlamentar Os Verdes, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresenta o presente Projeto de Resolução:
A Assembleia da República resolve recomendar ao Governo que:
1 - Elabore um Estudo Prospetivo sobre a eventual construção de um ramal ferroviário de ligação da linha do Leste, na estação ferroviária de Portalegre, ao parque industrial de Portalegre, no qual sejam avaliados os benefícios que traria a implementação desta infraestrutura, no curto, médio e longo prazo e os respetivos custos;
2 – Na elaboração desse estudo, proceda obrigatoriamente à auscultação das entidades locais, tais como a Câmara e Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia, associações empresariais e sindicatos, entidades de saúde, IPP, associações de estudantes, e outras forças vivas do concelho;
3 – Apresente o referido Estudo à Assembleia da República no prazo de um ano a partir da data de publicação da presente Recomendação.
Acompanhe aqui a evolução do Projeto do PEV.