Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
03/05/2005
Proposta de "Os Verdes" par gestão ambiental de campos de golfe
EM TEMPO DE SECA “OS VERDES” APRESENTAM PROPOSTA PARA RESTRIÇÃO DE ÁGUA E MELHOR DESEMPENHO AMBIENTAL DOS CAMPOS DE GOLFE

O país atravessa um período de seca altamente preocupante, que atinge proporções muito mais graves pelo facto de nunca se terem implementado medidas generalizadas, no país, para o uso eficiente de água.

Como é sabido o significativo gasto de água é, justamente, um dos impactes mais negativos que são apontados à construção de campos de golfe, os quais, fruto das opções de política de turismo adoptadas ao longo dos anos, têm proliferado de uma forma descontrolada pelo país (e de uma forma muito acentuada no Algarve).

Para além da quantidade de água usada pelos campos de golfe, a preocupação reside ainda no facto de a maior parte deles se abastecer por via de captações de águas subterrâneas, o que demonstra o estado de saturação dos nossos recursos hídricos.

“Os Verdes” consideram que é tempo de criar regras muito claras de bom desempenho ambiental destas estruturas e nesse sentido apresentaram hoje no Parlamento um Projecto de Lei que visa criar a obrigatoriedade de todos os campos de golfe possuírem um programa de gestão ambiental, que tem que obedecer, designadamente, às seguintes regras:

Criação de sistemas de recuperação de água, provenientes de Estações de Tratamento de Águas Residuais, de forma a reutilizar água para o sistema de rega, poupando, assim, a água do sistema público de abastecimento.

Definição exacta das zonas de rega, com cálculo das estimativas de gasto de água, de forma a evitar usos excessivos de água.

Restrição do uso de fertilizantes e pesticidas, com análises regulares da contaminação de solos e aquíferos.

Uso de relvas com menor necessidade de água.

Definição de metas de redução, reciclagem e valorização de resíduos (e indicação do seu destino) produzidos no campo de golfe, incluindo os que resultam do tratamento dos relvados.

Definição de metas e medidas que promovam a eficiência energética.

Desta forma, “Os Verdes” propõem que as entidades gestoras dos campos de golfe promovam um esforço de garantir o melhoramento do desempenho ambiental dos campos de golfe. Simultaneamente, “Os Verdes” consideram que é tempo de pôr cobro à concentração e proliferação descontrolada dos campos de golfe em Portugal.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 3 de Maio de 2005

Voltar