Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
12/10/2004
Racionamento de Água no Algarve
PERANTE AS AFIRMAÇÕES DO MINISTRO SOBRE EVENTUAL RACIONAMENTO DE ÁGUA NO ALGARVE, “OS VERDES” COLOCAM EM CIMA DA MESA A QUESTÃO DOS CAMPOS DE GOLFE

Perante a situação de stress hídrico assumida hoje pelo Ministro do Ambiente no Algarve, “Os Verdes” consideram que a escassez de água nesta região poderá vir a agravar-se pelo efeito dos incêndios que a afectaram no Verão e que a desflorestação de zonas, como a Serra do Caldeirão e de Monchique, poderá provocar a alteração do regime hídrico no próximo Inverno, afectando o abastecimento dos lençóis freáticos e das águas de superfície.

O Algarve é também uma zona de turismo intensivo, turismo esse associado a actividades que são grandes consumidoras de água (como a utilização de piscinas e campos de golfe), agravando ainda mais o deficit deste recurso hídrico na região.

Um estudo da Universidade do Algarve tornado público há poucos dias e ao qual “Os Verdes” tiveram acesso, indica que em 2003 existiam 30 campos de golfe no Algarve, perto de metade dos existente em todo o país. Considerando que a rega de um campo de golfe consome 10 950m3/ha de água e sendo que um campo de golfe de 18 buracos (como os existentes no Algarve) tem cerca de 40ha, calcula-se que o consumo de água por campo atinja os 438000m3/ano. Isto significa que os cerca de 30 campos existentes no Algarve consomem perto de 15 milhões de m3 de água por ano, sendo que 90% destas são águas subterrâneas. Para agravar ainda mais a situação, cerca de 68,5% destes campos estão situados em zonas críticas no que diz respeito à extracção de águas subterrâneas e só cerca de 3 a 4% da água utilizada para a rega tem origem em águas residuais tratadas.

Perante este cenário e as afirmações proferidas hoje pelo Ministro do Ambiente na Universidade do Algarve, relativas à eventual necessidade de racionamento de água na região, “Os Verdes” anunciam que vão interpelar Nobre Guedes, na Assembleia da República, sobre quem vai ser primeiramente afectado pelo racionamento hoje anunciado: se as populações ou se a indústria turística intensiva, nomeadamente a indústria que gira em torno dos campos de golfe.

“Os Verdes” querem ainda saber que medidas pretende o Ministro do Ambiente implementar para obrigar a uma gestão sustentável dos recursos hídricos no Algarve, incluindo a obrigatoriedade de utilização, para rega de campos de golfe, de águas residuais tratadas e que acções pretende levar a cabo de modo a conter a proliferação de infraestruturas deste tipo numa região que está já sob stress hídrico.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 12 de Outubro de 2004

Voltar