|
30/09/2004 |
Ratificação de Quioto por Rússia |
|
“OS VERDES” CONGRATULAM-SE COM ANÚNCIO DE RATIFICAÇÃO DO PROTOCOLO DE QUIOTO PELA RÚSSIA
“Os Verdes” congratulam-se com a decisão do Governo Russo de ter dado, finalmente, luz verde para a ratificação do protocolo de Quioto. Esperamos agora que a Duma Russa ratifique rapidamente o Protocolo para que este possa entrar em vigor.
Este é um passo fundamental para o combate às Alterações Climáticas e para que o nosso Governo entenda finalmente a importância que esse combate representa para o futuro da humanidade.
Sendo os transportes um dos principais sectores responsável pela emissão de gases com efeito de estufa em Portugal, nomeadamente devido à utilização massiva do automóvel, é condenável que o Governo, em vez de assumir o investimento nos transportes públicos como uma estratégia fundamental nesta matéria, pretenda ainda indexar o valor do Passe Social ao preço do petróleo, medida que em nada contribui para a promoção da utilização dos transportes públicos.
“Os Verdes” esperam também que esta decisão do Governo Russo pressione ainda mais os Estados Unidos da América a reconsiderarem a sua posição relativamente à ratificação do protocolo, uma vez que sendo este o país com maior emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera, não pode, por isso, insistir em manter-se à margem de todo este processo.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 30 de Setembro de 2004