Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
17/10/2016
Reação d'Os Verdes aos resultados eleitorais dos Açores
O Partido Ecologista Os Verdes saúda todos os candidatos e membros do PEV e do PCP e os inúmeros independentes que deram corpo à intensa campanha da CDU nos Açores, e que contribuíram para o bom resultado desta importante força política.

A CDU cresceu em número de votos, em relação às últimas eleições regionais nos Açores, passando de 2.041 para 2.431 votantes, e em percentagem aumentando de 1,89 para 2,61. De registar que a CDU foi a força mais votada na Ilha das Flores. Com este resultado a CDU elege um deputado para o Parlamento Açoriano, dando continuidade ao trabalho realizado na região, constituindo uma voz atenta e ativa no que respeita às necessidades das populações dos Açores. É certo que a implantação da CDU nos Açores, e a sua influência social, é bastante mais alargada do que o que resulta destas eleições em concreto, e Os Verdes entendem que essa presença no terreno, junto das populações e dos problemas concretos é a base para um trabalho parlamentar muito aproximado entre o eleito da CDU e os açorianos, permitindo um trabalho continuado de denúncia e de resposta aos problemas ambientais, sociais e económicos que urge resolver, com a particularidade que tem o arquipélago dos Açores.

O objetivo de que o Partido Socialista não obtivesse maioria absoluta não foi alcançado, mas esse facto não constitui motivo para que a CDU baixe os braços. Pela parte dos Verdes, dos seus membros e dirigentes, desenvolveremos um trabalho na região, em prol de um melhor desenvolvimento, social e ambientalmente equilibrado.

O PEV manifesta, também, uma franca preocupação pelo elevado nível de abstenção (59, 16 %), que ainda aumentou mais do que aquele que se tinha registado nas anteriores eleições regionais. Os Verdes estão em crer que a acentuada bipolarização e o descrédito das políticas prosseguidas poderão estar a contribuir para levar muitos eleitores a considerar que não vale a pena votar. O nosso compromisso é o de desenvolvermos o nosso trabalho com o envolvimento das populações e com a demonstração da utilidade dos açorianos poderem contar, na sua Assembleia Regional, com um deputado eleito pela CDU.

Não poderíamos, ainda, deixar de salientar a inaceitável adulteração do símbolo da CDU, coligação PCP-PEV, nos boletins de voto destas eleições regionais dos Açores, matéria sobre a qual já foi apresentada uma justa queixa à Comissão Nacional de Eleições.
Voltar