Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
23/12/2004
REACÇÃO DE “OS VERDES” À DECLARAÇÃO DO SR MINISTRO DAS FINANÇAS DEMISSIONÁRIO
UM GOVERNO DESONESTO E DESCONTROLADO

O Sr Ministro das Finanças demissionário veio hoje comunicar ao país a artimanha que o Governo decidiu encontrar para iludir ou disfarçar o défice, com o objectivo de cumprimento do pacto de estabilidade e crescimento.

Está hoje claro para toda a gente que todo o esforço que foi pedido aos portugueses nestes dois últimos anos, a pretexto da regularização das contas públicas, não resultou na consolidação das finanças nacionais.

Ficou também claro que este Governo diminui preocupantemente o papel de Portugal na União Europeia, quando o Sr Ministro dá a entender que há “países poderosos” que estão a violar o pacto de estabilidade, mas que um “país pequeno” como Portugal não o pode fazer. O Governo acordou tarde para a necessidade de revisão do pacto de estabilidade, mas está lamentavelmente demasiado submisso ao Pacto e está pouco activo nessa revisão. Este Governo demonstrou que não tem determinação nem força para defender os interesses de Portugal na União Europeia.

Quanto à “solução” anunciada pelo Governo de transferência do fundo de pensões da Caixa Geral de Depósitos para a Caixa Geral de Aposentações, “Os Verdes” entendem que se trata da repetição de uma operação que não é minimamente controlada pelos trabalhadores e que torna mais opaco este tipo de fundos. Apesar de o Sr Ministro ter garantido que os trabalhadores da CGD não serão prejudicados, o certo é que o fundo de pensões da CGD fica fragilizado o que pode vir a causar prejuízos futuros, e por isso não é de estranhar a demissão do Sr Presidente da CGD.

Este Governo que foi tão exigente com os portugueses, desinvestiu no desenvolvimento de Portugal e simultaneamente cavou ainda mais fundo o buraco financeiro do país, e agora tira o dinheiro resultante da contribuição de trabalhadores para disfarçar o défice.

Neste sentido, “Os Verdes” entendem que os portugueses devem responder a toda esta desonestidade do Governo PSD/PP no próximo acto eleitoral.

 

O Gabinete de Imprensa
Lisboa,23 de Dezembro de 2004

Voltar