Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
05/07/2019
Recomenda um efetivo investimento no metropolitano de Lisboa e um plano de expansão que sirva verdadeiramente as populações - DAR-I-106/4ª
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira - Assembleia da República, 05 de julho de 2019

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: O Partido Ecologista «Os Verdes» reivindica há anos o investimento adequado nos transportes coletivos, nomeadamente no metropolitano de Lisboa, que dê a resposta necessária às populações.

No entanto, o Plano de Desenvolvimento Operacional da Rede do Metro prevê a construção de uma linha circular entre o Cais Sodré e o Campo Grande e ignora um conjunto de fatores.

Esta pseudo-expansão é, a nosso ver, um erro, significa afetar um investimento avultado numa obra que pouco acrescenta à rede de metro e tem consequências gravíssimas.

Esquece toda a zona ocidental de Lisboa — Alcântara, Ajuda e Belém —, onde 100 000 habitantes continuam mal servidos de transportes, adia novamente a ligação de Loures à rede do metro, e os utentes de Odivelas e da zona norte de Lisboa deixam de ter ligação direta ao centro da cidade.
Perante isto, a posição de Os Verdes é muita clara: a expansão do metro deve ser feita para as zonas mais carenciadas de transportes, como a zona ocidental de Lisboa, e para Loures e rejeitamos o fim da linha Amarela, assim como rejeitamos a linha circular, que não tem como objetivo melhorar a mobilidade nem dentro nem fora da cidade, apenas tem como preocupação o desenvolvimento do turismo.

Mas o Governo resolve ignorar tudo isto e criar uma linha circular. Face a isto, a pergunta que se impõe é só uma: esta linha vai servir quem?
Importa salientar que a contestação por parte das populações, de alguns autarcas, dos trabalhadores e de técnicos tem vindo a crescer de dia para dia, e com toda a razão. Logo, o Governo deve repensar este plano de expansão, que de expansão tem, aliás, muito pouco, para que seja participado e vá ao encontro das necessidades das populações e de uma mobilidade sustentável.

A par de tudo isto, o metro apresenta sérios problemas que destroem a sua capacidade de resposta e para os quais Os Verdes exigem solução urgente, como a contratação de trabalhadores, a reparação do material circulante, para que não haja composições paradas, a reparação das portas, escadas rolantes e elevadores, assim como obras em várias estações.

Face a este quadro, Os Verdes dão o seu contributo através do presente projeto de resolução, como forma de resolver os problemas que acabámos de enunciar.
Na verdade, estas reivindicações não vêm de agora, são antigas e chegaram até a ser prometidas, mas, a nível de concretização, a resposta dos sucessivos governos tem sido zero!

Da nossa parte tem havido uma intervenção constante em relação à aposta no transporte coletivo, determinante para o combate às alterações climáticas, que agora todos se lembram de defender mas quando chegamos às medidas concretas começam a adiar.

Para terminar, e em nome de Os Verdes, saúdo os milhares de peticionários que motivaram este agendamento, em especial aqueles que hoje acompanham aqui os trabalhos connosco, reivindicando a expansão da rede de metropolitano ao concelho de Loures, uma exigência mais do que justa e necessária, tendo em conta a concretização do direito à mobilidade, os impactos sociais e ambientais e a qualidade de vida das populações.
Fazemos também da nossa voz a voz destes peticionários, no sentido de reclamar urgência nesta medida, assim como nas restantes que acabámos de apresentar, e continuaremos a bater-nos por isso até que seja uma realidade.
Voltar