|
26/01/2003 |
Resolução Verdes Internacionais em Porto Alegre |
|
RESOLUÇÃO DO ENCONTRO MUNDIAL DOS VERDES NO ÂMBITO DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
Porto Alegre, 26 de Janeiro de 2003
Com a presença de representantes de vários países incluindo os Ministros do Brasil e da Bélgica, parlamentares nacionais e do Parlamento Europeu, e executivos locais, os Verdes tiveram como eixo do encontro a temática da CULTURA da PAZ, SOLIDARIEDADE e SUSTENTABILIDADE, definindo como proposições e resoluções os seguintes temas:
1 - Os Verdes saúdam a Frente Popular Brasileira que, com a participação do PV - Brasil, elegeu o Presidente Luis Inácio Lula da Silva. A eleição de Lula tem um amplo significado mundial e demonstra o avanço das forças populares. Neste contexto, os Verdes sublinham e reafirmam seus valores e princípios como orientadores de sua acção política.
2 - Os Verdes reafirmam sua luta pela paz e pela não violência, destacando que esta luta opõe-se a todos os 77 conflitos armados em andamento por todo o planeta na actualidade, que liquidam da mesma forma o homem, a vida e o meio ambiente
3 - Solidários, os Verdes, através do PV - Brasil, solicitam uma imediata e vigorosa manifestação pública do governo Lula, exigindo a libertação imediata da companheira Ingrid Bitencourt, candidata à presidência da Colômbia pelo Partido Oxigeno Verde, que se encontra sequestrada naquele país pelas FARC. Ressaltam ainda que o sequestro completará 1 ano no próximo dia 21 de fevereiro.
4 - Os Verdes decidiram, também, incrementar a rede de contactos vivificando a Federação dos Partidos Verdes. Para isto, o PV - Brasil e o PV - Itália se tornam enlaces para receber e distribuir informações em toda a rede Verde mundial www.verdi.it e www.partidoverdeaorg.br.
5 - O encontro sugeriu a Juca Ferreira, actual Secretário Executivo do Ministério da Cultura do Brasil, na oportunidade representando o Ministro Gilberto Gil, que encaminhasse a proposta da organização de uma missão à Europa, coordenada pelo Ministro Gilberto Gil, com o objectivo geral de promover e fortalecer a referência Verde mundial no campo da acção político-cultural no actual momento histórico.
6 - Os Verdes reafirmam a defesa e o respeito à diversidade de culturas como forma de preservar as peculiaridades e auto-determinação dos povos, colocando-se totalmente contrários uma uniformização alimentícia, cultural e comportamental. Também pedem uma moratória na utilização dos transgénicos.
7 - Os Verdes apoiam e recomendam a todos os seus militantes a participação pró-activa na marcha mundial pela paz em 15 de fevereiro.
8 - Finalmente, os Verdes endossam as declarações em anexo do Green Party of the United States - Green Party opposes war with .., e Statement in opposition to U.S. to Invade Iraq.
PRESENTES
Federação de Partidos Verdes das Américas
Verdes Internacionais presentes:
Brasil
EUA
Bélgica
Itália
França
Argentina
Portugal
Alemanha
Suécia
Áustria
Hungria