Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
18/09/2015
Retoma da circulação para passageiros na Linha do Leste - Manuela Cunha acusa Governo de demagogia e eleitoralismo

A candidatura da CDU por Portalegre apresentou ontem, durante a iniciativa de abertura oficial da campanha para as eleições legislativas de Outubro, que decorreu junto ao Plátano do Rossio, em Portalegre, o seu compromisso eleitoral para o Distrito.

No âmbito desta apresentação, Manuela Cunha, dirigente do PEV e cabeça de lista da candidatura, acusou o Governo PSD/CDS-PP de demagogia e propagandismo por ter anunciado recentemente o regresso das ligações ferroviárias da Linha de Leste entre Portalegre e o Entroncamento às sextas-feiras à noite e aos domingos à noite.

Manuela Cunha afirmou ainda que a defesa do transporte ferroviário de passageiros sempre foi uma bandeira da CDU e que a decisão agora anunciada pelo Governo apenas demonstra como as propostas da CDU são justas e vão ao encontro das necessidades das populações.

O compromisso eleitoral da CDU ontem apresentado defende a necessidade urgente de investimento no transporte ferroviário, de passageiros e de mercadorias, como meio privilegiado de ligação de Portalegre ao resto do país e a Espanha, como fator de desenvolvimento sustentável do distrito, com grandes benefícios económicos, ambientais e energéticos.

Para além da reativação do transporte de passageiros na Linha do Leste – todos os dias - a CDU defende ainda a reativação e reabilitação do Ramal de Cáceres, garantindo a ligação direta a Espanha e a construção de uma nova ligação ferroviária entre o Ramal de Cáceres (em Castelo de Vide) e a Linha do Leste, na atual estação ferroviária de Portalegre. Esta ligação, com apenas 30km, possibilitaria resolver o problema de ligação do norte do Distrito à Plataforma Logística do Caia e permitiria à cidade de Portalegre ter uma estação no Parque Industrial, isto é, junto à cidade, o que atualmente não acontece visto que a Estação Ferroviária de Portalegre, atualmente desativada para passageiros, se encontra a 12km da cidade.

Na opinião da CDU e da candidata ecologista, esta aproximação à cidade é fundamental para a sobrevivência do Instituto Politécnico de Portalegre, pois ela facilitaria a vinda de estudantes exteriores ao concelho e ao distrito.

Voltar