Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
06/04/2002
Reunião do Conselho Nacional
"OS VERDES" DEBATEM SITUAÇÃO ECOPOLÍTICA E ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO


O Partido Ecologista "OS VERDES" reuniu hoje na sede nacional em Lisboa, o seu Conselho Nacional.

Na agenda esteve a análise da situação ecopolítica e a definição da sua estratégia de intervenção política, no futuro próximo.

Da discussão em torno dos resultados eleitorais que ditaram a formação de uma maioria de direita, "OS VERDES" exprimem desde já o seu cepticismo face à fragilidade do novo Executivo, traduzida na presença a título provisório de alguns dos seus membros, caso do ministro do Ambiente, bem como no caracter inconsequente de algumas das medidas anunciadas, de que é exemplo o retrocesso visível na separação entre ambiente e ordenamento do território e, a natureza incipiente que afinal a chamada "política de cidades", assume.

No novo contexto político, "OS VERDES" manifestam, ainda, a sua maior reserva pela intenção anunciada pelo governo de proceder a cortes significativos nos domínios das políticas sociais, concretamente, na saúde e na educação.

Da análise da situação ecopolítica "OS VERDES" registam no plano internacional como um sinal positivo e de esperança, o acordo assinado esta semana, em Angola, que poderá finalmente pôr termo a 27 anos de guerra civil e conduzir à paz.

Por outro lado, no tocante à situação no Médio Oriente e à brutal escalada belicista agravada nas ultimas horas por Israel "OS VERDES" exprimem, a par da sua solidariedade para com o Povo Palestiniano, a exigência de uma intervenção activa da comunidade internacional, designadamente da ONU, da União Europeia e do Estado Português não só de condenação do Estado de Israel, mas de acção concreta para garantir a segurança e a paz na Região.

Nesse sentido "OS VERDES" apelam à participação dos cidadãos nas manifestações que irão ocorrer na próxima semana nomeadamente naquela a realizar no próximo dia 10, em Lisboa, com concentração pelas 18.30 horas na Praça de Camões.

Finalmente, "OS VERDES" identificam como prioridades de intervenção política ecologista nos próximos meses o combate ao fenómeno da alteração climática, a questão da política de imigração e a preparação da participação de Portugal na Conferência de Joanesburgo, Rio+10.


O Conselho Nacional do
Partido Ecologista "OS VERDES"
Lisboa, 6.04.2002


 

Voltar