|
08/07/2005 |
Reunião do G8 “Os Verdes” cépticos com tanta boa vontade em relação às Alterações Climáticas |
|
Estados Unidos da América continuam a liderar demagogia
“Os Verdes” apoiam todos os esforços e iniciativas no sentido da redução de gases com efeito de estufa. Todas, como a que saiu da reunião do G8 sobre a realização de uma cimeira sobre alterações climáticas, têm o seu mérito e são bem vindas.
No entanto, “Os Verdes” não aceitam a demagogia da administração Norte-Americana, cujo país é responsável por mais de 25% das emissões de CO2 do planeta. Os EUA têm-se sempre mantido à margem do Protocolo de Quioto e vêm agora pedir a outros países, nomeadamente países em vias de desenvolvimento, que tenham em atenção as exigências energéticas e a utilização de combustíveis fósseis.
A aparente aceitação da Administração Bush ao reconhecer que afinal parece haver alguma relação entre actividade humana e as alterações climáticas, e que a libertação de grandes quantidades de CO2 para a atmosfera e de outros gases com efeito de estufa (provenientes maioritariamente da utilização de combustíveis fósseis) contribuem para o aumento do efeito de estufa - mas não o suficiente para que os EUA aderiram ao Protocolo de Quioto - demonstra exactamente a hegemonia da administração Norte Americana.
“Os Verdes” acrescentam que mantêm uma posição de cepticismo quanto a toda esta propaganda em torno das preocupações aparentes com as alterações climáticas.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 8 de Julho de 2005