Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
18/11/2002
Reunião dos Verdes Europeus em Bruxelas
FEDERAÇÃO DOS PARTIDOS VERDES DA EUROPA ESTIVERAM REUNIDOS EM BRUXELAS

“OS VERDES” PORTUGUESES APRESENTARAM REALIDADE NACIONAL

O Conselho da Federação dos Partidos Verdes Europeus reuniu na sexta-feira, sábado e domingo (15-17 Novembro) em Bruxelas. A representação de Portugal foi feita por Heloísa Apolónia e por Manuela Cunha, membros da Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”.

Nesta reunião os Verdes de toda a Europa procuraram fazer um debate alargado, a propósito do conflito Israel/Palestina, tendo estado presentes Abed Rabbo (Ministro da Informação da Palestina) e Yossi Beilin (ex-Ministro da Justiça de Israel). “Os Verdes” Europeus pretendem contribuir para a exigência de paz no médio oriente e, considerando que a solução passa de facto pela vontade das partes e pelo reconhecimento do Estado da Palestina, salientam que a comunidade internacional se deve despir de interesses económicos presentes e contribuir seriamente para a paz daqueles povos.

Os Verdes europeus discutiram, ainda, a sua agenda pós-Joanesburgo, contestando a prepotência dos EUA, e considerando fundamental que a Europa, e todos os seus Estados Membro, sejam exemplares no cumprimento do protocolo de Quioto, o que implica a adopção de medidas e políticas por parte dos diferentes Governos, no sentido do combate eficaz às alterações climáticas, constituindo os sectores da energia e dos transportes áreas prioritárias de intervenção.

Foram também comunicadas, por parte dos representantes de todos os países, as situações nacionais de cada um deles, bem como os desafios que se colocam a cada um dos partidos verdes. Foi reconhecido que os partidos verdes devem adoptar uma intervenção muito forte na área social, área fundamental para a prossecução de um desenvolvimento sustentável, agindo contra as medidas dos Governos que vão no sentido da fragilização dos direitos dos cidadãos e no alastramento de situações de xenofobia, às quais os partidos verdes se devem opor com veemência.

Neste debate “Os Verdes” portugueses realçaram as fortes contestações sociais em Portugal, fundamentalmente na área laboral, e também as intenções do Governo português de desresponsabilização em áreas fundamentais aos cidadãos, entregando-as ao sector privado, tais como a educação e a saúde. “Os Verdes” apresentaram as suas prioridades de intervenção nas áreas da água, resíduos e energia.

A próxima reunião do Conselho dos Verdes Europeus terá lugar em Malta, em Maio do próximo ano.

O Gabinete de Informação
18 de Novembro de 2002

Voltar