|
29/07/2011 |
RUPTURA NO DESTACAMENTO DE TRÂNSITO DO PORTO - “OS VERDES” QUESTIONAM MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Administração Interna, sobre o Destacamento de Trânsito do Porto que, de acordo com informações recolhidas pelo PEV, se encontra em situação de ruptura.
PERGUNTA:
Segundo informações recolhidas pelo Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes”, existem 26 elementos da UNT/Porto, que apenas realizam fiscalização, mas numa área que não se limita ao distrito do Porto, já que abrange a área da zona centro até ao norte do país.
Em virtude dos serviços saturantes (gratificados), em grande parte do tempo, apenas existem no distrito quatro patrulhas de trânsito (2 no DT/Porto, 1 no PT da Maia e 1 no DT/Penafiel), sendo um distrito onde a GNR tem á sua responsabilidade troços com uma média diária de 100.000 carros, cerca de 350 km de auto-estradas e onde no ano 2010 foram registados 3300 acidentes.
No IP 4, que se encontra em obras, estão militares dos Postos Territoriais sem o mínimo de formação e experiência para actuarem numa via onde o fluxo de trânsito é acentuado e tem tendência a aumentar com a vinda de emigrantes e turistas.
É de realçar o estado em que se encontra a frota automóvel e de motos desta força de segurança, que tem custos de reparação elevadíssimos e que estão constantemente a avariar.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª A Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério da Administração Interna possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Confirma o Governo as situações acima descritas?
2. Que medidas irão ser tomadas para resolver esta situação de ruptura no Destacamento de Trânsito do Porto?