Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
11/07/2016
Sertã - Parques Infantis - Risco para a integridade física das crianças
No passado dia 7 de junho o Partido Ecologista Os Verdes visitou quatro parques infantis do município da Sertã, dois na freguesia U.F. de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (um próximo do campo de futebol e outro junto ao parque de feiras) e dois na sede de concelho (um no bairro José Farinha Tavares e outro na rua da Ribeira Baixa, junto à ribeira da Sertã).

Aparentemente todos os locais de recreio visitados pelo PEV encontram-se em desconformidade com o Decreto-Lei n.º 203/2015 de 17 de Setembro, que regulamenta estes espaços.

No parque infantil de Cernache do Bonjardim, limítrofe ao campo de futebol, é visível à primeira vista a falta de informação e a deposição de lixo no recinto do parque, pressupondo, assim que o equipamento não é visitado diariamente conforme a legislação em vigor. Nos restantes parques também são visíveis diversos perigos para os utilizadores.

No acesso a todos os parques visitados não existe identificação da entidade fiscalizadora, do número da urgência hospitalar mais próxima, entre outras informações definidas na legislação. Os Verdes identificaram um conjunto de situações que colocam em risco a segurança das crianças nos seguintes parques infantis:

Parque infantil junto ao parque da Feira – Cernache do Bonjardim
Piso - A superfície de impacto está delimitada por piso em pedra;
Barreira de Proteção – o equipamento não é protegido por barreira de forma a impedir acessos diretos e intempestivos de crianças à escadaria que envolve o espaço de recreio.

Parque infantil no Bairro José Farinha Tavares – Sede de Concelho
Equipamento - os escorregas apresentam alguns sinais de desgaste fazendo surgir superfícies pontiagudas, suscetíveis de ferir as crianças.

Parque infantil junto à ribeira da Sertã – Sede de Concelho
Limpeza - superfície de impacto coberta por detritos originários de corte de vegetação na área envolvente.
Barreira de Proteção – tendo em consideração a proximidade à ribeira da Sertã é importante delimitar os equipamentos infantis com barreira, de forma a reduzir o risco de afogamento.
Piso - A superfície de impacto está delimitada por perímetro de pedra
Equipamento - Apresentam sinais de desgaste e de degradação, tais como o escorrega e baloiços sendo que estes últimos não têm proteção nas correntes que suportam o assento criando uma situação de perigo para os utilizadores.

Sendo os parques infantis, por excelência, um local de brincadeiras e divertimento, não podendo por isso ser suscetíveis de pôr em perigo a saúde e segurança dos utilizadores ou de terceiros os Verdes pretendem que a Câmara Municipal da Sertã melhore as condições de segurança destes espaços de lazer e recreio, de forma célere.
Voltar