|
23/05/2005 |
Sobre a Situação Orçamental do País |
|
O Sr. Primeiro-Ministro recebeu hoje, pelas 17.30H, uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes” (composta pela Deputada Heloísa Apolónia e pelo dirigente nacional Álvaro Saraiva) para dar conta do relatório sobre a situação orçamental do país.
Grosso modo, o que o Primeiro-Ministro transmitiu é que a situação é mais difícil do que se esperava. Ora, há 3 anos atrás foi exactamente isso que ouvimos por parte do Governo PSD/PP, também pouco tempo depois de ter ganho as eleições legislativas. Estamos assim a assistir, neste momento, a um episódio repetido.
E foi justamente isso que levou o então Governo PSD/PP a dar o dito por não dito e a não cumprir as promessas eleitorais que tinha assumido. Esperemos agora que esse não seja o caminho a seguir pelo Governo PS.
Esperemos que o PS não volte a repetir um conjunto de medidas que já provaram não resultar, tais como o agravamento de impostos, o congelamento de salários e carreiras ou a redução do investimento público.
O resultado da situação financeira em que se encontra o país é resultado das políticas prosseguidas pelos sucessivos Governos e PS e PSD são co-responsáveis neste processo.
“Os Verdes” reafirmam que a redução do investimento público, que a degradação do aparelho produtivo e que o desemprego fazem mal à economia do país e às suas finanças, bem como o desaproveitamento dos recursos endógenos do país (onde a energia é um exemplo flagrante) que promove a nossa dependência do exterior e o aumento de importações.
Para além disso, “Os Verdes” entendem que é tempo de ter coragem para fazer incidir os sacrifícios sobre as grandes fortunas, sobre os salários chorudos, de começar a tributar operações que geram riqueza e que ficam à margem do fisco, de combater com grande determinação a fraude e a evasão fiscal.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 23 de Maio de 2005