Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2001
 
 
Comunicados 2001
Partilhar

|

Imprimir página
12/11/2001
Sobre o Fim do Passe Social
VERDES ACUSAM:

FIM DO PASSE SOCIAL É O MAIOR ATENTADO AMBIENTAL E SOCIAL QUE O GOVERNO PODE COMETER

O Partido Ecologista "Os Verdes" considera que qualquer tentativa deste Governo para pôr fim ao passe social constituirá um profundo atentado social e ambiental.

"Os Verdes" recordam que a criação do passe social a seguir ao 25 de Abril, corresponde ao reconhecimento do direito dos cidadãos à mobilidade, do dever do Estado em a garantir e foi uma medida fundamental de justiça e bem estar social.

Hoje, entendem "Os Verdes", é necessário, particularmente nas Áreas Metropolitanas, criar um sistema de transportes públicos eficaz que, com conforto, dê resposta ás necessidades de circulação das pessoas em alternativa ao transporte individual.

Uma necessidade política tanto mais urgente quanto:

- é reconhecido que o transporte rodoviário (individual) é no nosso país o principal responsável pelo brutal aumento das emissões poluentes de gases com efeito de estufa;

- é reconhecido que o país continua a derrapar sem conseguir cumprir as metas (escandalosamente elevadas ainda assim) que se propôs no âmbito de Quioto e que são precisas respostas novas para garantir mais qualidade, mais saúde, melhor ambiente nas cidades.

É no quadro de sustentabilidade ecológica e de justiça social para os utentes, não de retrocesso de direitos, que se tem de encontrar respostas. Respostas que "Os Verdes" se propõem encontrar ao retomar na Assembleia da República iniciativas como a apresentação de projectos para promoção do transporte público, particularmente na Grande Lisboa.

 

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 12 de Novembro de 2001


 

Voltar