Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
19/12/2018
Sobre os problemas com que se debate a área da saúde - DAR-I-31/4ª
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, Sr.ª Deputada Isabel Galriça Neto, é verdade que a saúde está com problemas, mas também é verdade que os problemas não são de agora, são fruto de décadas de subfinanciamento, em que o Governo PSD/CDS tem fortes e sérias responsabilidades. Foram, aliás, os campeões, em termos de subfinanciamento da saúde.

Mais, Sr.ª Deputada, quanto ao problema da passagem das 40 para as 35 horas semanais de trabalho, o grande responsável foi o Governo do PSD e do CDS, que passou das 35 horas semanais para as 40 horas. Se não fosse isso, hoje, não teríamos esse problema.

Depois, a Sr.ª Deputada diz que, para este Governo, a saúde não é uma prioridade. Ora, como ainda não me esqueci de que o CDS fez parte de um Governo que passou quatro anos a fechar serviços de saúde por todo o País, a proceder a cortes cegos em tudo o que mexia, numa área tão sensível como a da saúde, a dispensar trabalhadores da Administração Pública, inclusivamente profissionais de saúde, a fazer um esforço para empurrar para os utentes os custos com a saúde e a procurar engordar o mercado dos privados, fico perplexo e a pensar que o CDS só agora despertou para os problemas da área da saúde.

A Sr.ª Deputada também diz que, para o CDS, é preciso garantir, e é uma prioridade, o acesso de todos os portugueses à saúde. A pergunta que lhe faço, Sr.ª Deputada, é se se lembra de um Ministro da Saúde do anterior Governo, do PSD/CDS, que dizia que encerrava serviços de saúde para melhorar o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde. Lembra-se, Sr.ª Deputada? Eu ainda me lembro!
Voltar