Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2003
 
 
Comunicados 2003
Partilhar

|

Imprimir página
13/03/2003
Sobre: Plano de Ordenamento da Arrábida
“OS VERDES” DENUNCIAM PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA ABRE CAMINHO PARA INSTALAÇÃO DE ATERROS PARA RESÍDUOS NAQUELA ÀREA PROTEGIDA

“Os Verdes” manifestam grande preocupação pelo facto do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida (POPNA), em discussão pública, apesar de interditar a co-incineração, abrir agora caminho à instalação de aterros, designadamente para resíduos industriais, em plena área protegida.

No artigo 35º, nº7, do Regulamento, o POPNA viabiliza o enchimento das crateras provocadas pelas indústrias extractivas por materiais de diversas proveniências, “desde que cumprido o estipulado na legislação em vigor sobre a deposição de resíduos em aterro e avalização de impactes ambientais”.

Esta disposição é muito clara quanto à possibilidade de instalação de aterros no PNA, questão que “Os Verdes” rejeitam, entendendo que deve ficar estipulada a interdição completa a qualquer forma de tratamento, eliminação ou deposição de resíduos naquela área protegida.

A valorização e preservação do PNA não se compadece com a sua utilização para deposição de resíduos de qualquer espécie, para além de que estamos a falar de uma zona calcária, caracterizada, portanto, pela sua forte permeabilidade.

“Os Verdes” esperam que rapidamente esta disposição do POPNA seja eliminada e que seja estipulada com clareza a interdição da construção de aterros, mormente para resíduos industriais e perigosos, no Parque Natural da Arrábida.

Consulte o nosso Parecer na integra - Parecer de "Os Verdes" Sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural da Arrábida.

O Gabinete de Informação

13 de Março de 2003


Ver tambêm:

Comunicado de Imprensa- Parecer sobre: Plano de Ordenamento da Arrábida

Voltar