Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
15/05/2015
Soure e Pombal - “Os Verdes” entregam Projeto de Resolução no Parlamento - “Pela área de Bonitos livre da exploração de caulinos”

“Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que não autorize a concessão de exploração de depósito de minerais de caulino, para a área designada de Bonitos, localizada nos concelhos de Soure e Pombal.

A área de Bonitos, que abrange as freguesias de Soure e Redinha (concelho de Pombal), local onde se pretende vir a implementar uma exploração de caulino “a céu aberto”, integra terrenos da Reserva Ecológica Nacional sendo, ainda, uma das áreas de maiores recursos hídricos regionais que abastece grande parte dos concelhos de Soure e Pombal.

A população tem manifestado discordância e preocupação sobre esta intenção, alegando que promoveria uma inegável degradação da sua qualidade de vida tendo, até, promovido uma petição, já entregue no Parlamento, sobre esta matéria. Esperam-se impactos negativos, como o aumento do ruído, circulação e inalação de poeiras, contaminação de águas e solos, destruição da paisagem e redução da biodiversidade, só para referir alguns. Também a Assembleia e Junta de Freguesia e a Assembleia e Câmara Municipal de Soure se pronunciaram desfavoravelmente face a esta possibilidade.

“Os Verdes” consideram que está em causa o desenvolvimento sustentável local, o equilíbrio ambiental e a segurança e qualidade de vida das pessoas e, por isso, solidários com a população de Bonitos, apresentaram o Projeto de Resolução em causa que exorta o Governo a não autorizar a concessão de exploração de depósito de minerais de caulino para a área em causa. A iniciativa legislativa do PEV será discutida no Parlamento no dia 21 de Maio, a partir das 15.00h.

Voltar