Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
22/10/2004
Sucata Radioactiva Entra em Portugal
SUCATA RADIOACTIVA ENTRA EM PORTUGAL À MARGEM DA LEI POR VIA MARÍTIMA

“Os Verdes” querem explicações do Ministro dos Assuntos do Mar e do Ambiente

Sucata com teores de radioactividade que podem ser nocivos para a saúde pública estão a entrar em Portugal por via marítima. Esta sucata tem por destino a empresa Siderurgia Nacional de Longos, no Seixal, onde posteriormente é reciclada.

“Os Verdes” consideram de extrema gravidade que o controle dos níveis de radioactividade só esteja a ser feito à entrada da referida empresa. Só posteriormente é pedida a intervenção do Instituto Tecnológico e Nuclear, quando esse controle deveria ser feito no porto de descarga.

Esta situação é tanto mais inadmissível quanto está em causa a saúde e a segurança dos trabalhadores portuários e de todos aqueles que manuseiam esta carga até à sua chegada à Siderurgia.

“Os Verdes” vão pedir explicações sobre esta matéria aos Ministro da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar e ao Ministro do Ambiente, em sede da Assembleia da República, pois consideram que para além das questões de saúde pública que se podem colocar, não estão a ser cumpridos os procedimentos legais exigidos. “Os Verdes” querem ainda conhecer o destino que é dado à sucata radioactiva.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 22 de Outubro de 2004

Voltar