|
15/05/2020 |
Tondela - Viseu - Os Verdes Querem Garantidas Condições de Segurança na Escola Secundária de Tondela |
|
A deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre um espaço criado no pavilhão da cantina e do bar Escola Secundária de Tondela (Pavilhão E), para atender os doentes dos concelhos de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão com suspeitas de terem contraído a doença COVID-19, que com o retomar das aulas no próximo dia 18, para os 11.º e 12.º anos, está a preocupar os encarregados de educação, pelo facto de no espaço escolar estar em funcionamento um centro de triagem à COVID-19, embora o pavilhão se encontre isolado ao qual, à partida, os alunos não deverão ter acesso.
Pergunta:
Em resposta à epidemia do SARS-CoV-2 foi criado um espaço dedicado, no pavilhão da cantina e do bar Escola Secundária de Tondela (Pavilhão E), para atender os doentes dos concelhos de Tondela, Carregal do Sal e Santa Comba Dão com suspeitas de terem contraído a doença COVID-19. Os doentes são encaminhados para este espaço depois de serem validados pelas unidades de saúde ou pela Linha de Saúde 24.
Este pavilhão sofreu obras pontuais para que o o espaço respondesse aos parâmetros exigidos de modo a garantir a segurança para utentes e profissionais de saúde.
Com o retomar das aulas no próximo dia 18, para os 11.º e 12.º anos, os encarregados de educação estão apreensivos pelo facto de no espaço escolar estar em funcionamento um centro de triagem à COVID-19, embora o pavilhão se encontre isolado ao qual, à partida, os alunos não deverão ter acesso.
Segundo a comunicação social local as aulas presenciais decorrerão no período da manhã, enquanto a área COVID-19, que até ao momento tem atendido poucos doentes, funcionará no período da tarde.
As autoridades de saúde garantiram à escola e à associação de pais e encarregados de educação que não existirá perigo para os alunos. Contudo, a situação não sossega alguns pais que defendem outras soluções mais seguras.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde, possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- Atendendo a que num dos pavilhões da Escola Secundária de Tondela está instalado um espaço para atender os doentes com suspeitas da COVID-19, estão garantidas todas as condições de segurança para a comunidade escolar?
2- O espaço COVID-19 irá manter-se por quanto tempo no “Pavilhão E” da Escola Secundária de Tondela?
2.1 - No caso deste atendimento continuar a ter que ser feito neste espaço escolar, por vários meses, será compatível com o decorrer normal das aulas no próximo ano letivo?
O Grupo Parlamentar Os VerdesO Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”T: 213 919 642 - TM: 910 836 123 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt arquivo.osverdes.pt15 de maio de 2020