Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
29/06/2015
Verdes defendem autoestrada transmontana livre de portagens – iniciativa legislativa em discussão no Parlamento a 1 de Julho

Os Verdes entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que não proceda à introdução de portagens na Autoestrada Transmontana, de Vila Real a Bragança, no respeito pelo sentimento e vontade das populações.

Apesar de se manterem as premissas que levaram à não introdução de portagens nesta via – localização numa região com indicadores de desenvolvimento socioeconómico inferiores à média nacional e falta de outras alternativas rodoviárias – o Governo pretende fazê-lo agora. A concretizar-se, esta medida fragilizará o direito à mobilidade dos cidadãos e provocará uma forte perda na competitividade destas regiões, agravando a economia regional em dois distritos - Vila Real e Bragança - que apresentam, já, dos piores indicadores económicos e sociais a nível nacional. Constituirá, ainda, um convite ao abandono desta região por parte dos agentes económicos e das populações. Ocorre também que as alternativas rodoviárias existentes, com traçado sinuoso e estado de degradação deplorável, não apresentam as necessárias condições de segurança de utilização por parte da população.
 
É pois, urgente, impedir a introdução de portagens na A4 e foi com o intuito de contribuir para esse objetivo que Os Verdes entregaram na Assembleia da República o Projeto de Resolução em causa que será discutido no Parlamento na próxima quarta-feira, dia 1 de Julho, a partir das 15.00h.

Voltar