Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
01/06/2020
VERDES DIZEM NÃO À PRIVATIZAÇÃO DOS LIXOS EM ELVAS!

O Partido Ecologista Os Verdes colocou faixas em vários locais do concelho de Elvas, marcando por esta via a sua veemente reprovação face à decisão da Câmara Municipal de entregar a gestão dos lixos a uma empresa privada.

O argumento é velho e repisado: melhorar a gestão e a qualidade do serviço, mas os Elvenses já conhecem, por experiência própria, as consequências decorrentes da privatizações de serviços públicos, sejam os que são por Lei da competência do Município, como a água e os cemitérios, ou os que estavam sobre a alçada do Poder Central, como a energia, os transportes ou os correios e sabem que tanto num caso, como no outro, com a privatização são sempre os Munícipes que perdem! Os custos aumentam e o serviço à população não melhora, pelo contrário.

No caso da água e dos lixos, estamos a falar de serviços públicos fundamentais para a Vida dos cidadãos e ainda para o ambiente. E, se havia muito descontentamento no que diz respeito à recolha e higiene dos contentores, nomeadamente na cidade, não será por certo "comportando-se desta forma como uma espécie de comissão liquidatária dos serviços municipais", como alerta o Sindicato dos Trabalhadores das Autarquias Locais, que o serviço prestado à população e ao ambiente irá melhorar. O que a autarquia de Elvas devia ter feito, era ter reforçado os Serviços Municipalizados com mais trabalhadores, formar estes trabalhadores, enquadrá-los devidamente e adquirir material moderno e adequado para os mesmos cumprirem bem as suas funções.

Mas, a Autarquia, de maioria absoluta PS, prefere mais uma vez lavar as mãos das suas responsabilidades, tal como fez quando privatizou a água e os cemitérios, ou quando se calou e não se opôs, quando o Governo privatizou os transportes públicos ou os CTT, ou encerrou o transporte de passageiros na Linha do Leste. Foi preciso a luta e insistência de Os Verdes para este reabrir.

 

Tal como Os Verdes afirmam na faixa, a privatização dos lixos, são mais custos para a população e mais poluição!

Depois da água e dos cemitérios, agora os lixos, a Câmara PS demite-se de cuidar da população!

Voltar