Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2016
 
 
Comunicados 2016
Partilhar

|

Imprimir página
30/05/2016
Verdes promovem Audição Pública Parlamentar sobre “Propostas e estratégias de combate ao desperdício alimentar”
As matérias alimentares têm constituído, ao longo dos anos, motivo de preocupação e de intervenção por parte de Os Verdes, pois os modelos e padrões de produção e de consumo alimentar são uma matéria fulcral para quem age sob o princípio da sustentabilidade, e numa busca constante de gerar justiça ambiental e social, com uma economia ao serviço destes objetivos.

Do ponto de vista ambiental é doloroso que sejam esbanjados recursos naturais para produzir bens alimentares que depois acabam no lixo. Os impactos ambientais das diferentes fases da cadeia alimentar (e.g. degradação do solo, saturação de recursos hídricos, perda de biodiversidade, produção de resíduos, gasto de energia, emissão de gases com efeito de estufa), poderiam ser significativamente reduzidos se não se verificassem altos níveis de desperdício.

Por proposta de Os Verdes, aprovada por unanimidade na Assembleia da República, em 03/06/2015, o ano de 2016 foi declarado o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.

A Resolução aprovada, contém quinze medidas concretas, com o intuito de colocar fortemente na agenda o combate ao desperdício alimentar, com ações eficazes, em diversas áreas.

O Grupo Parlamentar Os Verdes quer ouvir a opinião, propostas e estratégias de combate ao desperdício alimentar de associações da área da produção, do consumo e distribuição alimentar, restauração, defesa do consumidor, autarquias, universidades e outras entidades sobre a matéria, pelo que vai promover uma Audição Pública na Assembleia da República na próxima quinta-feira, dia 2 de junho, com início pelas 10.00h, na Sala D. Maria (Palácio de S. Bento).
Voltar